SEST SENAT chega em Extrema e dá início à capacitação de jovens aprendizes do setor do transporte

Com uma metodologia que equilibra o aprendizado em sala de aula com a prática do dia a dia dentro da empresa, os jovens desenvolvem as habilidades e competências mais requisitadas pelo mercado de trabalho

A partir do dia 22 de abril (segunda-feira), a Prefeitura de Extrema, em parceria com o SEST SENAT de Pouso Alegre, dará início às aulas do curso Jovem Aprendiz – Assistente Administrativo, que acontecerá nas dependências do CESEC, na Rua Olegário Maciel, 83, no Centro. Com 11 jovens na turma da manhã e mais 3 na da tarde, os participantes contarão com aulas teóricas e a vivência prática no setor de transporte.

O SEST SENAT (Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem) já atua há 31 anos na formação e qualificação profissional de trabalhadores do transporte, bem como atendimentos na área da Saúde, com unidades distribuídas em todo o país. Neste sentido, o Programa Jovem Aprendiz é uma ferramenta de inclusão que ajuda adolescentes e jovens adultos a conquistarem o sonhado primeiro emprego.

Segundo a técnica de formação profissional do SEST SENAT de Pouso alegre, Neusa Maria Colino, esta é uma excelente oportunidade para colocar este público no mercado de trabalho:

“O jovem aprendiz é um trabalho maravilhoso, é onde você dá oportunidade ao jovem para ingressar no mercado de trabalho […]. Ele vai ter a instrução e vai ter a prática na empresa. E geralmente os jovens alternam, do Projeto Jovem Aprendiz acaba sendo contratado”, conclui.

Da esquerda para a direita: Henrique Badaró, do SEST SENAT Pouso Alegre, a representante do CESEC, Maria Aparecida de Freitas Pereira (Lia) e a técnica de formação profissional do SEST SENAT, Neusa Maria Colino

Pré-requisitos Jovem Aprendiz

Segundo a Lei nº 10.097/2000, as empresas de médio ou grande porte que contam com mais de 7 funcionários são obrigadas a ter de 5 a 15% de jovens aprendizes entre os colaboradores. Os pré-requisitos para se tornar um Jovem Aprendiz são estar na faixa etária dos 14 aos 24 anos e a escolaridade mínima (Ensino Fundamental).

O contrato é de até 2 anos, com uma carga horária diária de 4 ou 6 horas (para quem está matriculado no Ensino Fundamental ou Médio) e de 8h para quem já se formou. Os selecionados têm os mesmos benefícios dos demais empregados, sendo eles: salário-mínimo (em função da carga horária de trabalho); férias; 13º salário, vale transporte e FGTS.

Benefício para as empresas

Apesar da obrigação legal da contratação de jovens aprendizes, a adesão em um programa de aprendizagem profissional gera muitas oportunidades. As empresas participantes recebem incentivos fiscais, pagando menos encargos trabalhistas e recebem um acompanhamento constante do SEST SENAT na formação do jovem profissional.

Entre os benefícios para a empresa estão a captação de novos talentos; baixo custo para as organizações; pagamento de apenas 2% do FGTS; aplicação de aviso prévio remunerado e multa rescisória; inexistência de aumento na contribuição previdenciária para as empresas optantes pelo Simples Nacional; desenvolvimento profissional de pessoas em consonância com a cultura da empresa.

Com mais esta iniciativa, a Prefeitura de Extrema, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, está empenhada em capacitar os jovens extremenses para o mercado de trabalho, proporcionando a eles as habilidades e capacidades exigidas pelo setor.

Para mais informações, bem como inscrição no Programa Jovem Aprendiz, acesse o Instagram do SEST SENAT Pouso Alegre (https://www.instagram.com/sestsenatpousoalegre/) ou entre em contato diretamente pelo WhatsApp (61) 2017-0073.