Canal de atendimento da Defesa Civil é aliado da população em situações de urgência e emergência

29/04/2024

O órgão atua na prevenção e gestão de desastres, a fim de levar segurança aos cidadãos em todas as esferas

Formada por um conjunto de ações preventivas, preparativas e de socorro, a Defesa Civil de Extrema é um conjunto de ações e respostas sistêmicas acionadas em casos de urgência e emergência. A coordenadoria de Proteção e Defesa Civil pode ser contatada por meio do número (35) 98861-9514, seja por ligação ou WhatsApp, que atua 24h no atendimento da população.

A Defesa Civil é um órgão municipal cuja competência é a garantia do direito à vida em circunstância de calamidade pública, causada tanto pela natureza quanto pelo homem. A atuação dos agentes municipais engloba um conjunto de ações preventivas, a fim de que o cenário não chegue a uma situação de emergência, evitando desastres e a minimizando os impactos para a população.

Entre os cenários em que o serviço pode ser acionado, estão os desastres de grandes proporções, como inundações, deslizamentos de terra, vendavais, granizo, incêndios, entre outras situações. O órgão trabalha por meio de uma ação sistêmica que conta com 5 aspectos, sendo eles: prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação, que garantem assistência adequada às pessoas atingidas.

Para mais informações, o cidadão pode se dirigir à sede da Defesa Civil de Extrema, localizada na Rua Pau Brasil, nº 245, no Bairro Vila Rica (Sala COMPDEC), na Secretaria de Obras e Urbanismo, ou entrar em contato pelo telefone (35) 98861-9514.