Vacinação da Meningite em escolas de Extrema atinge excelentes resultados e chega a imunizar quase 700 crianças

13/04/2022

16 escolas do município receberam a visita das profissionais de saúde nos próprios ambientes escolares

Mais uma ação entre a Saúde e a Educação resultou em bons resultados em Extrema e para o alívio de muitos pais e responsáveis, que trabalham o dia todo e não consegue levar seus filhos nas Salas de Vacina, mais de 680 crianças da rede de ensino pública e privada foram imunizadas contra a Meningite, tanto do tipo C quanto do tipo ACWY (incluída no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2020).

A equipe de imunização se deslocou em 16 escolas do município, num período de 28 dias, a começar no dia 14 de março pela EMETI Prof° Heili Mozar Simões da Vila Rica e na E.M João Batista de Morais Filho. As escolas, que apresentaram defasagem das doses da Meningite ao público infantil de 11 a 14 anos de idade, foram escolhidas estrategicamente para serem incluídas à campanha.

A E.M João Orsi de Morais apresentou a maior defasagem, com quase 200 carteirinhas de vacinação que ainda não haviam constatado a vacina contra a Meningite. Ao todo foram aplicadas 137 doses da vacina meningocócica dos tipos A, C, W e Y e 60 doses da Meningite tipo C.

A campanha finalizou as atividades nesta última segunda-feira (11) com a aplicação de 120 doses da vacina aos alunos da E.M Evandro Brito. Em breve, outras ações de vacinação serão anunciadas nas principais plataformas virtuais da Prefeitura Municipal.

Meningite

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser desencadeada por vários tipos de agentes, sendo os principais, vírus e bactérias. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica, ou seja, casos do problema são esperados ao longo de todo o ano, sendo mais comum a ocorrência das meningites bacterianas no inverno e das virais, no verão.