Unidade Sentinela e Centro de Testagem de Covid funcionarão no prédio do CTA a partir de quinta-feira, enquanto serviços do CTA serão transferidos para a antiga Casa Creche

12/05/2021

A partir desta quinta-feira (13), a Unidade Sentinela e o Centro de Testagem de Covid-19 passarão a funcionar no prédio do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), localizado na Rua Sebastião Othelo, nº 100, no Centro de Extrema (atrás do Batalhão da Polícia Militar). Já os serviços que até então eram realizados no prédio do CTA serão transferidos amanhã para a antiga Casa Creche, sediada na Rua Romualdo Alves Martins, nº 86, Centro, próxima ao campo de futebol do Extrema F.C.

Até nesta quarta-feira (12), a Unidade Sentinela e o Centro de Testagem de Covid-19 funcionavam provisoriamente no prédio do CEIM “Profª Maria Aparecida Egídio”, mas precisarão ser transferidos desse local porque na próxima segunda-feira (17) começarão os Plantões Pedagógicos em todas as unidades escolares da Rede Municipal de Educação de Extrema, destinados aos alunos da educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os plantões serão presenciais e acontecerão uma vez por semana, atendendo no mínimo 1 aluno e no máximo 5 alunos por vez – desde que o estudante tenha autorização do pai ou responsável para participar, ou seja, não se trata de uma atividade obrigatória. Vale ressaltar que o início dos plantões ainda não se trata do retorno às aulas presenciais, mas sim de um importante passo para acolher, dialogar e compreender as necessidades dos alunos no contexto das aulas remotas. Ainda assim, todas as unidades escolares já estão devidamente estruturadas quanto aos protocolos sanitários necessários e com os planos de ação autorizados pela Vigilância Sanitária Municipal. Mais informações sobre essa modalidade de ensino serão divulgadas em breve.

A Unidade Sentinela é responsável por acolher a maioria dos pacientes que dão entrada no Pronto Socorro, mas que se tratam de casos mais simples que poderiam ser atendidos pelas unidades de saúde, como sintomáticos respiratórios leves e outras demandas que não se caracterizam como urgência e emergência. Já o Centro de Testagem de Covid-19 é um importante instrumento da Secretaria de Saúde que acolhe os pacientes que precisam realizar exames para detecção de Covid.

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) – cujos serviços serão transferidos nesta quinta-feira para a antiga Casa Creche – é voltado para a prevenção e tratamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e destina-se à coleta de exames anônimos e gratuitos para toda a população, tais como: HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, sem a necessidade de consulta prévia.