Três praças públicas são entregues aos moradores do Agenor e do Loteamento Cachoeira 2 e 3

25/08/2023

Moradores, autoridades públicas e famílias homenageadas prestigiaram a cerimônia de entrega da Praça Agenor, Praça das Águas e Praça do Vitão

A Prefeitura de Extrema, através da Secretaria de Turismo e de Obras, concluíram a obra de revitalização da Praça do bairro do Agenor e a construção de duas outras praças públicas localizadas no Loteamento Cachoeira 2 e 3, o qual foram homenageadas duas grandes figuras extremenses que já faleceram.

A primeira cerimônia ocorreu na noite desta última sexta-feira (18), com a entrega oficial da reforma da Praça Agenor Pereira da Silva. O espaço sofreu adaptações consideradas no projeto, recebendo um novo pavimento com piso intertravado em toda a área, além de um novo imobiliário e paisagismo, mantendo as árvores nativas saudáveis no local.

A cerimônia foi breve e contou com a participação de muitos moradores e familiares do sr. Agenor Pereira da Silva: “Essa praça faz parte da nossa infância e todos nós da família temos um carinho muito grande por esse local, que nos remete a boas recordações… Graças a essa revitalização tudo isso está sendo resgatado e agora teremos prazer em sentar nos bancos da praça e aproveitar esse espaço de convívio”, comenta Kelvin Toledo, neto do homenageado.

No dia seguinte, 19 de agosto, outras duas praças foram liberadas para o uso da população, tendo na ocasião a presença de autoridades públicas e moradores. A Praça das Águas, localizada no Loteamento Cachoeira 2, foi inaugurada pelas primeiras moradoras do bairro, a sra. Elizabete e a sra. Maria Aparecida Coelho, que aprovaram a obra e se sentiram gratas pelo investimento em lazer e bem-estar à população.

Em seguida, foi a vez dos familiares do Vitão descerrarem a placa da praça, que está localizada no Loteamento Cachoeira 3. Durante seu discurso, uma das filhas do homenageado agradeceu a homenagem prestada e falou um pouco sobre o seu pai: “Vitão com seus mais de 2 metros de altura, figura marcante e conhecido de todos na cidade, foi um homem digno, honesto, bom pai, bom marido e amante do esporte. Ele fez muitos amigos e contribuiu para nossa cidade pelos mais de 43 anos que viveu aqui. Infelizmente perdemos ele em 16 de outubro de 2019, aos 77 anos de idade, deixando muita saudade. A família se emociona e agradece pela linda homenagem que a cidade, que ele tanto amou, vem prestar neste momento” finaliza Edilaine Aidukas, filha do homenageado.

A revitalização e construção de novos espaços públicos simboliza para o município o fortalecimento de laços sociais, já que a intenção é atuar diretamente na autoestima de seus frequentadores. A Secretaria de Turismo prevê a construção e revitalização de novas praças públicas, o que soma mais de 20 obras que estão em andamento ou em processo de concepção do projeto arquitetônico.