Novo programa da saúde entrega sensores de monitoramento de glicemia para mais de 30 pacientes e transforma rotina de pessoas com diabetes

A iniciativa eliminará a necessidade dos frequentes testes com pontas de dedo, tornando o acompanhamento mais prático e seguro, tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde

Novo programa da saúde entrega sensores de monitoramento de glicemia para mais de 30 pacientes e transforma rotina de pessoas com diabetes

Na manhã desta quarta-feira (24), aconteceu no Cine Teatro Municipal a cerimônia de lançamento do Programa de Disponibilização de Sensores de Monitoramento Contínuo de Glicemia, no qual 33 pacientes extremenses que convivem com o diabetes receberam os dispositivos para monitoramento do seu controle glicêmico.

O projeto, amparado pela Lei nº 5.268, chega para facilitar a rotina de muitos munícipes, sendo contemplados, nesta primeira etapa, 13 crianças e 20 adultos com diabetes mellitus. Os pacientes receberam gratuitamente sensores de glicemia FreeStyle Libre 2, que permitem o monitoramento em tempo real dos níveis glicêmicos via bluetooth, permitindo a identificação rápida de episódios de hiperglicemia e da hipoglicemia, além de fazer 96 leituras em 24 horas.

O objetivo da Secretaria de Saúde vai muito além do cuidado direto com o paciente, incluindo também a educação em saúde de seus familiares, de modo a alcançar um bom controle dos níveis glicêmicos e prevenir possíveis complicações.

Em um segundo momento, a palestrante Nayara Carvalho, consultora do FreeStyle Libre, educadora em Diabetes e agora a mais nova responsável pela educação continuada em Diabetes dos pacientes de Extrema, conduziu um treinamento voltado ao uso do aparelho de monitoramento contínuo de glicemia, mostrando aos pacientes as vantagens e as funcionalidades do sistema.

Por fim, os pacientes abriram suas contas na plataforma de gestão LibreView e, em seguida todos fixaram o dispositivo no braço e receberam as orientações necessárias sobre os cuidados e o correto manuseio do aparelho.

SOBRE O SENSOR

O sensor de monitoramento é uma tecnologia que traz maior facilidade e reduz o desconforto ao paciente portador de DM, mostrando os registros e apontando uma estimativa do futuro da glicemia, aumentando com isso a motivação do paciente para realizar as mudanças necessárias no estilo de vida, como a alimentação e a atividade física, além de contribuir com os ajustes nas doses de insulina. 

PROTOCOLO DE SOLICITAÇÃO DO SENSOR DE MONITORAMENTO DE GLICEMIA

Vale ressaltar que o propósito do município é ampliar a cada ano o número de pacientes atendidos, trazendo mais qualidade de vida a todos os pacientes que convivem com o diabetes.

Conteúdos Relacionados