UAPS Centro/Morbidelli passa a aplicar a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
A Sala de Vacina da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Centro/Morbidelli foi definida como ponto exclusivo para a aplicação da vacina contra a dengue
Com a chegada do período de chuvas, acende-se o alerta para o aumento dos casos de dengue, uma doença que pode ser evitada com atitudes simples, como a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti e agora também com a vacinação. Com a chegada da segunda remessa da vacina contra a dengue em Extrema, a Secretaria Municipal de Saúde definiu a Sala de Vacina da UAPS Centro/Morbidelli como ponto exclusivo para aplicar as doses do imunizante à população.
A aplicação da vacina contra a dengue em Extrema começou em 2025, seguindo o esquema de duas doses, na qual já contemplou mais de 900 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme o público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde.
VACINAÇÃO DA DENGUE PARA ADULTOS
Além da vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está aprovando uma vacina para adultos 100% brasileira, produzida pelo Instituto Butantan, cujo imunizante, que é o primeiro desse tipo no mundo e utiliza dose única, está previsto para ser incorporado ao calendário do Sistema Único de Saúde (SUS) neste ano. Assim que as doses desta vacina chegarem a Extrema, as informações serão divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura Municipal.
Pais ou responsáveis devem acompanhar as crianças e adolescentes até a unidade, que está localizada na Rua Antônio Morbidelli, 165 (esquina com a Rua São Gabriel), levando um documento oficial com foto e a carteira de vacinação da criança.
A Sala de Vacina da UAPS Centro/Morbidelli funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sendo que às segundas-feiras, o espaço funciona com horário estendido até às 19h, por conta do dia do trabalhador. Para obter mais informações e tirar dúvidas, entre em contato com a equipe da unidade através do telefone: (35) 3435-5802.