Aproximadamente 80% das árvores nativas permaneceram no projeto de revitalização da praça após a retirada daquelas palmeiras não saudáveis
A Secretaria de Obras segue com as atividades da revitalização da Praça da Saudade que tem previsão para ser entregue em dezembro deste ano. Até o momento é possível observar que todos os antigos canteiros já foram demolidos e 14 novos estão em processo de construção e drenagem.
Devido à preocupação em manter o maior número de árvores no local, a Prefeitura solicitou um exame de tomografia para mapear o interior das árvores e suas raízes, a fim de analisar se elas estavam saudáveis ou não. Neste meio tempo de espera dos resultados, a obra precisou ser paralisada para ajustar o layout do projeto.
Dos 6 exemplares que passaram por tomografia, apenas 1 árvore da espécie Sibipiruna teve de ser retirada, pois comprometia o patrimônio cultural e apresentava riscos a população. Outros exemplares de plantas exóticas, como pinheiros e mangueiras foram suprimidos para privilegiar o desenvolvimento das árvores que permaneceram no projeto.
As palmeiras retiradas da obra foram aproveitadas e transplantadas em outros prédios e áreas públicas, tais como: a Escola Municipal Maristela Carniel Onisto, próxima a Prefeitura; o Centro de Educação Infantil Carlos Eduardo Silveira Picone, no Bairro Cachoeira III e a Praça do Bairro da Vila Rica.
A Secretaria de Turismo procurou inovação e neste projeto adotou práticas sustentáveis, em especial com a utilização de madeira plástica ecológica, irrigação e iluminação automática para reduzir o impacto ambiental e a implantação de pavimento intertravado.
O layout do projeto prevê um lindo monumento artístico, uma ponte de serralheria artística e um coreto que permitirá apresentações culturais em parceria com a Secretaria de Cultura: “Queremos entregar à população um centro atrativo e enriquecedor, baseando-se no conceito da mineralidade. Para a segurança deste patrimônio cultural, serão implantadas câmeras de monitoramento digital e gestão 24h por dia, além de ter um jardineiro de plantão que estará atento aos cuidados especiais da praça.” complementou a Secretária Municipal de Turismo.
04 de dezembro de 2024
04 de dezembro de 2024
04 de dezembro de 2024