Prefeitura de Extrema realiza atendimentos de saúde em locais estratégicos

15/04/2024

A equipes das ESFs realizam esta ação de modo itinerante para atingir uma parcela da população que tem dificuldades de locomoção; Saiba abaixo os locais e horários de funcionamento

A Prefeitura de Extrema está realizando ações itinerantes com as equipes de saúde das ESFs para atender aqueles que não podem comparecer às unidades de saúde. As ações contarão com atendimento médico, de enfermagem, participação de agentes de endemias, agentes comunitários e mutirões de vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários.

Cada equipe de ESF é composta por profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que atuam em uma área geográfica específica. Eles realizam visitas domiciliares, consultas na unidade de saúde, acompanhamento de gestantes e crianças, além de promover ações da saúde e prevenção de doenças na comunidade.

As atividades móveis realizadas pelas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESFs) no município contam com a participação de diversos profissionais da área, representando uma estratégia destinada a ampliar os serviços de atendimento das unidades básicas de saúde até as áreas mais remotas. Essas iniciativas possibilitam a realização de ações educativas em locais estratégicos, bem como consultas individuais com médicos, enfermeiros, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos e psicólogos.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma abordagem essencial para a prestação de cuidados de saúde primários, focando na saúde integral das famílias em comunidades locais. O serviço desempenha um papel crucial na promoção da saúde e no acesso aos cuidados de saúde primários em comunidades de todo o Brasil. Ao adotar uma abordagem centrada na família, representa um modelo eficaz para melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas, construindo comunidades mais saudáveis e resilientes.

São oferecidos ainda procedimentos básicos, como medição de pressão arterial, verificação de glicemia e realização de testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além da distribuição de preservativos. Algumas unidades conseguem fornecer medicamentos para grupos prioritários durante essas atividades, assim como os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias realizam ações de busca ativa domiciliar.

Programação:

Unidade de Saúde Furnas
Dia 25/04 a partir das 9h30.
Estrada de Toledo, KM 3,5. Restaurante Cantinho do Nordeste

Unidade de Saúde Ponte Nova
Dia 25/04 a partir das 8h30.
Rua Sebastião Cardoso – Loteamento Tião da Uva

Unidade de saúde do Agenor
Dia 30/04 a partir das 9h
Rua Benjamin Constant em frente ao nº 971 (Quadra)