Prefeitura concorre à 12ª edição do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal

27/03/2024

O prêmio é concedido às prefeituras que tiverem iniciativas de boas práticas e modernização na Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde

A Prefeitura de Extrema protocolou cinco programas no 12º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, que celebra iniciativas que contribuem para a modernização e melhoria dos serviços públicos municipais. O Extrema Alimenta, Bolsa Estudantil, Esporte para Todos, Música para Todos e o Grupo Renascer são os representantes de Extrema na premiação, que será realizada nos dias 4 e 5 de junho durante o 39º Congresso Mineiro de Municípios.

O prêmio é concedido às administrações municipais com iniciativas de boas práticas nos eixos da Assistência Social, Esporte, Cultura e Saúde. As inscrições ocorreram entre os dias 2 de janeiro e 23 de fevereiro e os finalistas serão divulgados nos próximos dias.

Trata-se de uma premiação anual promovida desde 2010 pela Associação Mineira de Municípios (AMM), que tem o desafio de abrir novos caminhos na administração pública municipal através da divulgação de práticas bem-sucedidas nos municípios mineiros. Seu objetivo é incentivar as prefeituras a contribuírem para a modernização da gestão e a melhoria da qualidade dos serviços públicos.

Extrema Alimenta
O Extrema Alimenta nasceu da necessidade de garantir a segurança alimentar dos núcleos familiares no período pós-covid. Avaliando os impactos desse auxílio na vida da população mais vulnerável e entendendo que a alimentação adequada é fundamental para o desenvolvimento saudável do indivíduo, a Secretaria de Assistência Social desenvolveu uma parceria com agricultores familiares do município.

Trata-se de um benefício temporário que visa, além de combater a fome, promover o desenvolvimento sustentável do meio rural por meio de ações destinadas a implementar o aumento da capacidade produtiva, a geração de empregos e a elevação de renda, contribuindo tanto com as famílias necessitadas, quanto para a economia local.

A cesta hortifruti é distribuída mensalmente, num período de 6 meses, elaborada por um profissional nutricionista e é composta por 6 relações de itens diferentes, como cebola, alho, cheiro verde, coentro, limão, tomate, pepino, alface, cenoura, abobrinha, batata, banana, entre outros.

Bolsa Estudantil
Já o Bolsa Estudantil tem como objetivo qualificar a mão de obra dos moradores do município para torná-los cada vez mais aptos a competir no mercado de trabalho. O programa é realizado por meio da concessão dos auxílios Mensalidade, Mensalidade do Curso de Medicina ou Aluguel e ofertam até 50% de benefício aos selecionados.

Para participar do Bolsa Estudantil, o estudante deve estar devidamente matriculado no curso de interesse e comprovar renda do grupo familiar, bem como da quitação das despesas com gastos recorrentes, como mensalidade da faculdade, aluguel, água, luz, entre outros.

Esporte Para todos
Por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, a Prefeitura oferta o “Esporte Para Todos”, que disponibiliza aulas, atividades de lazer e modalidades fitness gratuitamente para a população, contemplando os munícipes a partir dos 5 anos até a terceira idade.

O principal objetivo é proporcionar maior qualidade de vida aos participantes através de práticas esportivas monitoradas, visando não apenas o desempenho, mas os benefícios para o bem-estar do munícipe. Neste sentido, as atividades físicas regulares oferecem saúde preventiva, além de, claro, possibilitar aos mais jovens a chance de inserção no esporte, seja como lazer ou alto rendimento.

Com o foco na oferta de oportunidade dentro da prática esportiva, aliando esporte, saúde e atividades de lazer realizadas em grupo, o Esporte para Todos busca fortalecer os vínculos sociais e individuais dos alunos. Tudo isso, conciliado o controle de frequência nas aulas e a participação nos eventos, que são importantes medidores para o resultado.

Música Para Todos
O “Projeto Música para Todos” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura que oferece aulas gratuitas de música a moradores de Extrema e atende aproximadamente 320 alunos. Atualmente, o projeto, que já conta com 10 anos de atuação, é realizado de acordo com a lei de chamamento público, terceiro setor.

São oferecidos cursos de violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, saxofone, trompete, trombone, bombardino, bombardão, violão, viola caipira, piano, teclado, canto, bateria e percussão.

Os alunos que se destacam nestas aulas são encaminhados automaticamente para os grupos musicais municipais: a Banda do Bem, Orquestra Sinfônica de Extrema, Coral Municipal e a Orquestra de Violas Extremamente Caipira. Além do desenvolvimento pessoal dos alunos na área musical, os participantes também encontram nestes projetos oportunidade de networking, fundamental para quem quer seguir carreira.

Grupo Renascer
A Associação da Melhor Idade Grupo Renascer é um projeto municipal de integração e socialização voltado para a terceira idade extremense, que tem como principal objetivo aumentar a qualidade de vida dos participantes. Hoje, o Renascer atende mais de uma centena de munícipes e é realizado através da lei de chamamento público, terceiro setor.

Por meio de atividades como dança, coral, atividades físicas e viagens, o grupo realiza apresentações regulares, consideradas tradicionais, nos principais eventos culturais da cidade, como o Extremamente Caipira e o Carnaval de Extrema.

Além de promover ocupação e o bem-estar a este público, o Renascer é um meio de evitar o isolamento do idoso, que pode trazer malefícios para a saúde, através de uma rotina física e emocionalmente equilibrada.