Secretaria de Saúde

O combate ao sarampo não pode parar!

26/09/2019

As Estratégias Saúde Familiar estão realizando ação de busca ativa no município. Diversas empresas de Extrema solicitaram à vigilância epidemiológica verificação das cadernetas de vacinação e detectar as vacinas em atraso de seus colaboradores.

Finalizando a busca nas empresas no complexo da Fulwood, no dia 26, foram aplicadas um total de 7.722 doses de imunização de Tríplice Viral. Em alguns locais, os colaboradores também foram vacinados contra a Febre Amarela e Antitetânica, além da realização de testes rápidos de saúde.

As empresas atendidas foram SUPRICEL Logística, Tembici, Sigma, Disc Excil Comércio e Indústria, Kopenhagen, Acqualimp, Panasonic, Softfilm, Unicoba , Centro de Distribuição e fábrica da Bauducco, Nasha, Hutchison, Multilaser, Mobly, Centauro, Force Line, Grego Guerreiro, Tcinoxo, Johnson & Johnson (Centro de distribuição), Aubicon, Barry Callebaut e o Complexo da Fulwood Fernão Dias Business Park, que abriga empresas como Netshoes, Petlove, Comfrio, Intecom e VivaFood.

A busca ativa também aconteceu em diversas creches e escolas do município, a fim de orientar e aplicar as vacinas faltantes e que estão em atraso, em especial, a Tríplice Viral. A grande demanda nos últimos meses se deve ao surto de sarampo que vem se alastrando pelo país. O número de casos confirmados chega a 30 em Minas Gerais, e casos suspeitos subiram para 1.107 segundo Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Os registros foram feitos em 183 cidades mineiras.

Já no Estado de São Paulo, os números são mais alarmantes. Até o momento, 5.139 casos foram confirmados em São Paulo, sendo que desses, 2.897 casos se concentram na capital. Somente nesta semana, o estado registrou mais 2 mortes, uma mulher de 31 anos sem histórico de vacinação e um bebê de 26 dias, que, por causa da pouca idade, ainda não podia ser imunizado contra a doença. Anteriormente, já haviam sido confirmadas duas mortes na capital e uma em Osasco, na Grande São Paulo.

Caso queria solicitar que a efetivação da campanha na sua empresa, é necessário que os interessados entrem em contato com vigilância epidemiológica para agendamento de datas através do e-mail: epidemiologia@extrema.mg.gov.br

Para saber mais sobre a vacinação, clique aqui.