Ginásio esportivo é inaugurado e recebe o nome do extremense Benedito Egídio

Vestidos com a camiseta do Extrema F. C., familiares do homenageado compareceram em peso à entrega do ginásio esportivo, que ficou conhecido por anos como “arena de vôlei”

A Prefeitura de Extrema entregou oficialmente, na manhã do último sábado (13), o Ginásio de Esportes Benedito Egídio, anexado ao complexo esportivo do Extrema Futebol Clube, que visa fomentar a prática esportiva na cidade. O evento contou com a presença de autoridades municipais, familiares do homenageado e com as jogadoras do vôlei feminino Master.

O momento mais aguardado da inauguração foi o descerramento da placa, realizado pelo vice-prefeito, bem como pela dona Maria de Lourdes, viúva de Benedito Egídio, na presença de familiares e representantes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude. Após o encerramento, as equipes de vôlei feminino Master do Palmeiras disputaram um amistoso de inauguração.

Revitalização do ginásio

A revitalização do Ginásio de Esportes Benedito Egídio começou em 2023 e transformou completamente a infraestrutura oferecida aos esportistas da cidade que fazem uso do espaço. Hoje, o local conta com instalação de telhas termoacústicas, que proporcionam tanto isolamento térmico quanto acústico; ampliação das arquibancadas, trazendo mais conforto para quem acompanha as partidas; revestimentos internos e externos e claro, a nova fachada, que renovou a entrada do prédio.

A parceria entre a Associação Extrema Futebol Clube e a Prefeitura de Extrema, que permitiu as obras de revitalização, foi autorizada por meio da Lei Municipal nº 3.655 de 30 de agosto de 2017. O complexo esportivo, do qual o ginásio faz parte, foi inaugurado em maio de 2023 com o objetivo de ampliar a oferta de lazer no município e resgatar as tradições e a história do esporte na cidade.

Benedito Egídio

Conhecido por muitos anos simplesmente como “arena de vôlei”, o ginásio esportivo recebeu o honroso nome de “Benedito Egídio”, extremense de berço que muito contribuiu para o desenvolvimento esportivo da cidade. Filho de João Egídio Sobrinho e Luiza Onisto Egídio, “Dito”, como era chamado pelos amigos, nasceu em 5 de novembro de 1938 e se tornou, por incentivo da família, um amante do futebol.

Palmeirense fanático, fez seu nome em toda a região e, ao lado dos irmãos, chegou a buscar por oportunidades em São Paulo capital, mas sua permanência foi curta devido à falta de verba. Encarando o esporte como lazer, Dito abraçou outras profissões, como motorista de táxi e caminhoneiro. Em maio de 1964, casou-se com sua grande paixão, Maria de Lourdes Fernandes, com quem teve três de filhos: Soraya Luíza, Stella Regis e Samuel Fernandes.

Não demorou muito para que retornasse aos campos e quadras como jogador do Fronteira Futebol Club e do Extrema Futebol Clube, onde veio a se tornar presidente, realizando vários feitos em sua gestão. Aqueles que tiveram a oportunidade de vê-lo em campo, dizem que fazia arte com os pés e que ajudou a consolidar a família Egídio na história do esporte extremense.

Benedito faleceu precocemente, aos 52 anos, em 17 de fevereiro de 1990, mas sua passagem deixou a herança esportiva que abriu as portas para as gerações atuais e que se consolidou com a inauguração do ginásio que leva seu nome.