Secretaria de Saúde

Extrema intensifica equipes do Centro de Controle de Zoonoses para iniciar Campanha de vacinação antirrábica

24/08/2021

Profissionais veterinários estarão presentes em 40 localidades do município durante o período de 4 de setembro à 2 de outubro

No próximo sábado, 4 de setembro, coordenadores do Centro de Controle de Zoonoses estará dando início a Campanha de vacinação antirrábica e promete estar presente em todos os bairros urbanos e rurais para imunizar o maior número de cães e gatos do município.

É importante destacar que a vacina antirrábica é destinada para cães e gatos a partir de 3 meses. Cadelas e gatas gestantes ou com suspeita de gestação não podem ser imunizadas, pois a vacina pode causar patologias clínicas nos filhotes

Recomenda-se que os animais sejam levados aos pontos de vacinação contidos em guias/coleiras. No caso de cães bravos, orienta-se que sejam levados com focinheiras para evitar mordeduras e para os gatos, toalhas e/ou fronhas de travesseiro, ajudam evitar arranhões no ato da aplicação. Lembrando que todos os protocolos de saúde, tais como o uso de máscaras e o distanciamento social devem ser cumpridos.

Na campanha de 2020, o Centro de Zoonoses vacinou ao todo 9669 animais, sendo 6687 cães e 2982 gatos. A expectativa deste ano é que este índice aumente, já que 10.150 doses foram enviadas para o município nesta edição de 2021.

A programação aponta que todos os dias as equipes veterinárias estarão em postos de vacinação espalhadas pela cidade das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Confira o cronograma completo: