Extrema é campeã no 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal através do Programa “Extrema no Clima”

12/05/2023

O prêmio foi entregue ao representante do Poder Executivo e demais membros da Secretaria de Meio Ambiente que estiveram presentes na cerimônia

Nesta última quarta-feira (10), aconteceu em Belo Horizonte à entrega do 11º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal, promovido pela Associação Mineira de Municípios (AMM), na qual foi entregue o título para o Município de Extrema, que venceu na Categoria Meio Ambiente, com o Programa “Extrema no Clima”.

A cerimônia de premiação integrou a programação de encerramento do 38º Congresso Mineiro de Municípios e na ocasião, foram premiados os municípios que desenvolveram projetos vinculados aos cinco eixos: Desenvolvimento Econômico, Educação, Governança, Meio Ambiente e Saúde.

O município recebeu o título no eixo Meio Ambiente pela execução do Programa “Extrema no Clima”, que atua desde 2018 como um mecanismo de aproximação dos setores comerciais e industriais às iniciativas de restauração florestal e fixação de carbono, realizadas pelo Poder Público, por meio da incorporação dos impactos das emissões de gases de efeito estufa (GEE) nos processos de licenciamento ambiental, através de compensação de emissões por meio de restauração florestal, no âmbito do Projeto Conservador das Águas. O programa prevê acelerar a redução das emissões de carbono no município e compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a proteção do sistema climático.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente: “É uma grande satisfação ver o trabalho da nossa Secretaria sendo reconhecido como exemplo de boa prática na gestão ambiental municipal, mostrando que desenvolvimento econômico e conservação ambiental caminham juntos. Esse prêmio consagra o ‘Extrema no Clima’ como um case de sucesso de implementação de uma política efetiva de combate às mudanças climáticas”, celebrou Kelvin Lucas.

Ao todo foram 310 projetos inscritos nos cinco eixos contemplados, sendo um número recorde de inscrições em relação às edições anteriores do Prêmio. Entre todos os projetos enviados, foram selecionados três de cada eixo com o maior número de pontuação para visita “in loco”, visitas estas que aconteceram de 22 de março a 14 de abril. Após a apuração dessas vistorias no próprio local, os projetos foram premiados em 1º, 2º e 3º lugar.

Além de Extrema, foram contempladas as cidades de Governador Valadares, no eixo Desenvolvimento Econômico com o projeto: “Mais Inovação, mais oportunidades: diversificando a economia de Governador Valadares”; o município Rio Piracicaba venceu o eixo Educação, com a prática “Projeto educação no Quilombo Caxambu”; pelo eixo Governança, o município de Belo Horizonte foi o grande vencedor, graças ao trabalho desenvolvido com o “Programa Melhoria do ambiente de negócios”, e por fim Coromandel representou o eixo Saúde, com a prática “Setor psicossocial da saúde: a população com vez e voz”.