• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Extrema adere a Campanha Dezembro Vermelho e intensifica ações em combate ao HIV e a Aids

Extrema adere a Campanha Dezembro Vermelho e intensifica ações em combate ao HIV e a Aids

30/11/2021

Compartilhe:

A abertura da Campanha contará com um café da manhã especial aos presentes no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

No último mês do ano, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Setor de Vigilância Epidemiológica, desenvolve ações voltadas para o combate das infecções sexualmente transmissíveis, aderindo a Campanha “Dezembro Vermelho”. O município traçou um cronograma com atividades relacionadas ao tema, desenvolvendo entrega de panfletos, distribuição de preservativos e palestras nas empresas.

No 1º dia do mês de dezembro se comemora mundialmente o Dia da Luta contra o HIV e a Aids, sendo que neste dia serão iniciadas as primeiras ações de estratégia no município, disponibilizando testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Além disso, haverá um café especial no CTA, a partir das 8h, com uma distribuição de kits contendo guloseimas, preservativos femininos ou masculinos e panfletos informativos.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, ou seja ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids, já que ela é um estágio mais avançado da doença. Transmitido por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes, a doença contagiosa não mata por si só, mas por causar um grande impacto no sistema imunológico, o paciente fica sujeito a infecções oportunistas diversas. Assim sendo, morre-se das complicações geradas das comorbidades geradas por ela.

Intensificando ainda mais a campanha, a equipe do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) agendou duas datas distintas para levarem mais informações do combate às doenças sexualmente transmissíveis aos funcionários de empresas da cidade, a fim de realizar palestras, distribuir preservativos e realizar testagens rápidas, que em até 20 minutos identifica o laudo final.

Desde maio de 2021 foi dado início no município a Profilaxia Pré-Exposição de risco (PrEP), que consiste no uso preventivo de medicamentos antirretrovirais antes da exposição sexual ao vírus. O objetivo da PrEP é prevenir a infecção pelo HIV e promover uma vida sexual mais saudável a população em situação de maior vulnerabilidade, tais como: homens que se relacionam com outros homens, homossexuais, pessoas trans e trabalhadores do sexo. Até o momento 37 pessoas são acompanhadas por este método da PrEP e outros 211 pacientes passam pelo tratamento de Aids em Extrema.

Todos os serviços de combate à HIV e Aids estão sendo realizados no CTA, localizado na Rua Romualdo Alves Martins, 86 – Centro. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 3435-2849.