• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Corpo de Bombeiros realizam ações contra incêndios em vegetações

Corpo de Bombeiros realizam ações contra incêndios em vegetações

08/07/2020

Compartilhe:

Todos os anos o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, atua na prevenção e combate de incêndios em vegetação por todo o Estado.

            Devido ao período de estiagem das chuvas, o tempo seco e o aumento da intensidade dos ventos, no inverno os incêndios florestais se tornam mais frequentes, trazendo grandes transtornos e perigos para população e o meio ambiente.

            Em nossa região, o 3º Pelotão de Bombeiros Militar, além do trabalho de combate às chamas durante os incêndios, desenvolve uma parceria com as prefeituras na orientação e conscientização dos cidadãos na prevenção de incêndios florestais. Elaborando assim, planos de ação em prevenção e combate aos possíveis incêndios em vegetação.

            Neste ano de 2020 já foram atendidos aproximadamente 100 chamados para incêndios, sendo tanto em área urbana quanto em zona rural. E vale ressaltar, que efetuar queimadas é crime, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, prevendo multa e detenção ao infrator.

            Na incansável busca para melhor atender a população do extremo Sul Mineiro neste período de aumento das queimadas, o 3º Pelotão de Bombeiros Militar vem priorizando a especialização, formação e treinamento dos militares que compõem o efetivo.

            O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais ressalta a importância da conscientização de toda a população na prevenção dos incêndios, não efetuando queimadas, mantendo lotes em bom estado de limpeza, não jogando bitucas de cigarro na vegetação próxima às rodovias provocando queimadas e acidentes devido a fumaça, ou outros objetos que possam ocasionar um incêndio.