• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Confira 4 dicas para prevenir o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue

Confira 4 dicas para prevenir o mosquito Aedes aegypt, transmissor da dengue

08/02/2024

Compartilhe:

Centro de Controle de Endemias alerta para possível aumento de casos de dengue no município em função do calor e do período de chuvas

Já no primeiro mês do ano, o Ministério da Saúde divulgou uma estimativa preocupante para todo o Brasil: o país pode atingir até 5 milhões de casos de dengue em 2024, resultado de uma combinação de fatores como o calor intenso, volume das chuvas e o ressurgimento dos sorotipos 3 e 4. Com mais de 360 mil casos prováveis e confirmados (OMS), o Brasil vem tomando medidas para conter a proliferação do mosquito.

A melhor forma coibir a doença é dificultando a proliferação do Aedes aegypti. O mosquito põe seus ovos em na água limpa parada, que pode ser encontrada tanto em recipientes como latas e garrafas, calhas, pratos de vasos de plantas, pneus etc., bem como em criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. O inseto é caracterizado por ser menor que os mosquitos comuns, além de possuir as características listras brancas no tronco, cabeça e pernas.

1-Evite acúmulo de água
Sem dúvidas, a maneira mais eficiente de combater o mosquito da dengue é acabando com os possíveis criadouros. No geral, a ideia aqui é eliminar recipientes que possam acumular água, seja retirando-os de locais ao ar livre, onde estão suscetíveis à chuva, ou ainda adaptando seu uso, como por exemplo, colocando areia nos pratos das plantas. É importante se atentar ainda ao armazenamento de lixo que, se não for condicionado de maneira adequada, pode vir a se tornar foco da dengue.

2-Limpe utensílios que armazenam água
Uma vez que os ovos do Aedes aegypti são muito resistentes e podem sobreviver por muito tempo, mesmo na ausência de água, é preciso fazer mais que apenas despejar o líquido de utensílios. Lavar objetos que armazenam água, como bebedouros de animais, baldes, bacias, entre outros, com água e sabão, assim como manter as piscinas e caixas d’água limpas e cobertas, são medidas eficientes para combater o mosquito.

3-Telas e mosquiteiros
Outra boa maneira para afastar os mosquitos é a colocação de telas de proteção nas janelas, como também o uso de mosquiteiros nos berços das crianças e até mesmo nas camas. Esse é um meio bastante antigo de impedir que os insetos adentrem nas casas ou peguem os moradores desprevenidos.

4-Use repelente
Um dos métodos bastante conhecidos para afastar mosquitos também é recomendado para afastar o Aedes aegypti. O uso de repelentes com a composição DEER, IR3535 ou Icaridina ajudam a afugentar o mosquito, o que diminui a possibilidade de levar uma picada e consequentemente ser infectado pela dengue, zika vírus ou chikungunya. Vale destacar que não é aconselhado o uso exclusivo de repelentes caseiros, uma vez que possuem baixa eficiência e atuam por tempo reduzido.

Sintomas
Apesar de haver chances de a dengue poder ser assintomática, é mais comum que os pacientes apresentes sintomas característicos da doença, tais como os apresentados abaixo. Nestes casos, procure uma unidade médica para realizar uma consulta.

  • Febre alta;
  • Dor no corpo e articulações;
  • Dor atrás dos olhos;
  • Mal-estar;
  • Falta de apetite;
  • Dor de cabeça;
  • Manchas vermelhas no corpo.