Com a previsão de frente fria, Secretaria de Assistência Social se concentra em ações para abrigar pessoas em situações vulneráveis

27/07/2021

Desde o início do inverno, a equipe de assistência social segue realizando rondas noturnas para identificar e encaminhar pessoas em situação de rua para pernoitarem na Unidade de Atendimento Integrado (UAI)

Nestes últimos dias, em decorrência do alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INM), os mineiros têm se preparado para enfrentar uma brusca queda de temperatura a partir das 12h desta quarta-feira (28/07) e, nesta mesma intensidade, a Secretaria de Assistência Social corre contra o tempo para acomodar aqueles que mais sofrem com a chegada da frente fria: as pessoas em situação de rua.

Devido estas baixas temperaturas, a Secretaria de Assistência Social segue ampliando a entrega de cobertores e os atendimento às pessoas que se encontram em situação de rua em Extrema, a fim de possibilitar que esses indivíduos passem a noite abrigados na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), localizado na Rua São Lucas, nº 55, Bairro Jardim São Cristóvão, no antigo prédio do Conselho Tutelar.

A Unidade costuma ter uma média de 4 pessoas no local, que se abrigam a noite e no dia seguinte seguem o destino. Caso identificar alguém em situação de rua, a qualquer momento do dia, entre em contato pelo WhatsApp (35) 9.9811-2107 – profissionais da Assistência realizarão abordagem social a essas pessoas e posteriormente darão intervenções sociais necessárias.

Há recorrentes casos em que a Assistência Social é acionada pela população, porém o individuo não aceita ser encaminhado ao local, com isso a equipe se coloca à disposição destas pessoas e orienta acerca dos serviços socioassistenciais ofertados por esta secretaria.

Vale ressaltar que segundo o INM, o frio promete se estender por pelo menos 36 horas em todo o país e as previsões de tempo apontam que Extrema vai registrar mínima de 2º graus na quinta-feira (29) e mínima de 0º na sexta-feira (30), por isso se protejam do frio e ajudem quem mais precisa.