• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Prefeitura reforça serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada para auxiliar os mais de 100 produtores rurais de Extrema

Prefeitura reforça serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada para auxiliar os mais de 100 produtores rurais de Extrema

14/05/2024

Compartilhe:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Emater oferece os serviços completos do uso de tratores e implementos agrícolas e com eles, os agricultores têm a possibilidade de explorar ao máximo o que suas propriedades podem oferecer

A Prefeitura de Extrema tem implementado nos últimos anos um vasto investimento aos moradores da zona rural, por meio de políticas públicas que apoiam os produtores rurais e pecuaristas do município. Dentre tantos planos de ação, a ‘Patrulha Agrícola Mecanizada’ se destaca, cuja gestão está no rol de atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Setor de Agricultura e Pecuária e da Emater, tendo como público-alvo os mais de 100 agricultores familiares existentes no município.

O Serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada nada mais é do que um conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais de todo o município, abrangendo hoje 23 bairros. O objetivo é promover a conservação do solo, no processo de preparo do terreno para semeadura e colheita, agilizando os processos e diminuindo os custos dos produtores. Lembrando que o custo do serviço é subsidiado pela Prefeitura, porém o produtor paga uma taxa de R$6,00 por hora, podendo cada agricultor utilizar de no máximo 20h de serviço.

Atendimento do serviço em 2024

Somente nestes primeiros meses do ano foram prestados cerca de 250 atendimentos, o que garantiu mais agilidade à produção rural de muitos agricultores familiares, os quais tiveram apoio de servidores públicos que manusearam os tratores e seus implementos. A região do Salto foi a que mais solicitou o uso do maquinário dentre todos os bairros que utilizam o serviço, ocupando 32% de todo o serviço prestado, atendendo neste ano 47 produtores. Na sequência vem os bairros do Juncal e Sertão dos Lopes, ambos com 13,1%.

O agricultor familiar e morador da região do Salto, Sr. João Ricardo de Toledo, já é contemplado pelo serviço há alguns meses e segundo ele, a patrulha agrícola mecanizada proporciona um importante ganho de tempo no seu serviço: “Antes não tinha nada disso, eu tinha que arrumar tudo, desde contratar trator até colher milho. Eu tirava dinheiro do bolso e no fim não sobrava nada, porque eu tinha que bancar tudo, mas hoje não mais, pois a Emater nos ajudou em 100%, bem dizer, aumentando a produção e o maquinário e ajudando com aração, gradeação e colheita. Graças ao serviço, hoje eu colho uma faixa de 350 a 400 sacos de milho já debulhado”, finaliza o produtor rural.

Quantidade de maquinários existentes

Atualmente o serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada passou por uma ampliação significativa com a aquisição de uma nova máquina, somando agora 3 tratores que exercem diversas funções junto com os 21 implementos agrícolas existentes, como arado de 3 e 4 discos, batedeira de cereais, calcareadeira, carreta hidráulica 5T, carreta simples 3T, colhedoras de grãos, distribuidor de adubo e semente, encanteradeira, ensiladeira, grade de arrasto, grade niveladora, lâmina, perfurador de solo, plantadeira, roçadeira, rotativa, subsolador, sulcador agrícola e triturador.

Outros serviços atuantes do Setor de Agricultura e Pecuária

Além da Patrulha Mecanizada, são oferecidos diversos outros serviços de apoio aos pecuaristas, vinculados ao Setor de Agricultura e Pecuária, tendo como exemplo a eficiência dos serviços de um médico veterinário que fica à disposição dos produtores rurais para fornecer atendimento e orientações em diversos casos. Outro exemplo é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o qual apoia os estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, por meio da prática rotineira de inspeção e fiscalização desses ambientes.

Como solicitar o serviço?

Todos os agricultores podem solicitar os serviços de preparação do solo através do setor da Emater, cuja sede está localizada na Avenida Nicolau Cesarino, 5394 – Tenentes (entrada pela portaria da Granasa). Para mais informações, ligue para o telefone (35) 3435-6403.