• /
  • /

Prefeitura reforça serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada para auxiliar os mais de 100 produtores rurais de Extrema

14/05/2024

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com apoio da Emater oferece os serviços completos do uso de tratores e implementos agrícolas e com eles, os agricultores têm a possibilidade de explorar ao máximo o que suas propriedades podem oferecer

A Prefeitura de Extrema tem implementado nos últimos anos um vasto investimento aos moradores da zona rural, por meio de políticas públicas que apoiam os produtores rurais e pecuaristas do município. Dentre tantos planos de ação, a ‘Patrulha Agrícola Mecanizada’ se destaca, cuja gestão está no rol de atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Setor de Agricultura e Pecuária e da Emater, tendo como público-alvo os mais de 100 agricultores familiares existentes no município.

O Serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada nada mais é do que um conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais de todo o município, abrangendo hoje 23 bairros. O objetivo é promover a conservação do solo, no processo de preparo do terreno para semeadura e colheita, agilizando os processos e diminuindo os custos dos produtores. Lembrando que o custo do serviço é subsidiado pela Prefeitura, porém o produtor paga uma taxa de R$6,00 por hora, podendo cada agricultor utilizar de no máximo 20h de serviço.

Atendimento do serviço em 2024

Somente nestes primeiros meses do ano foram prestados cerca de 250 atendimentos, o que garantiu mais agilidade à produção rural de muitos agricultores familiares, os quais tiveram apoio de servidores públicos que manusearam os tratores e seus implementos. A região do Salto foi a que mais solicitou o uso do maquinário dentre todos os bairros que utilizam o serviço, ocupando 32% de todo o serviço prestado, atendendo neste ano 47 produtores. Na sequência vem os bairros do Juncal e Sertão dos Lopes, ambos com 13,1%.

O agricultor familiar e morador da região do Salto, Sr. João Ricardo de Toledo, já é contemplado pelo serviço há alguns meses e segundo ele, a patrulha agrícola mecanizada proporciona um importante ganho de tempo no seu serviço: “Antes não tinha nada disso, eu tinha que arrumar tudo, desde contratar trator até colher milho. Eu tirava dinheiro do bolso e no fim não sobrava nada, porque eu tinha que bancar tudo, mas hoje não mais, pois a Emater nos ajudou em 100%, bem dizer, aumentando a produção e o maquinário e ajudando com aração, gradeação e colheita. Graças ao serviço, hoje eu colho uma faixa de 350 a 400 sacos de milho já debulhado”, finaliza o produtor rural.

Quantidade de maquinários existentes

Atualmente o serviço da Patrulha Agrícola Mecanizada passou por uma ampliação significativa com a aquisição de uma nova máquina, somando agora 3 tratores que exercem diversas funções junto com os 21 implementos agrícolas existentes, como arado de 3 e 4 discos, batedeira de cereais, calcareadeira, carreta hidráulica 5T, carreta simples 3T, colhedoras de grãos, distribuidor de adubo e semente, encanteradeira, ensiladeira, grade de arrasto, grade niveladora, lâmina, perfurador de solo, plantadeira, roçadeira, rotativa, subsolador, sulcador agrícola e triturador.

Outros serviços atuantes do Setor de Agricultura e Pecuária

Além da Patrulha Mecanizada, são oferecidos diversos outros serviços de apoio aos pecuaristas, vinculados ao Setor de Agricultura e Pecuária, tendo como exemplo a eficiência dos serviços de um médico veterinário que fica à disposição dos produtores rurais para fornecer atendimento e orientações em diversos casos. Outro exemplo é o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), o qual apoia os estabelecimentos que produzem alimentos de origem animal, por meio da prática rotineira de inspeção e fiscalização desses ambientes.

Como solicitar o serviço?

Todos os agricultores podem solicitar os serviços de preparação do solo através do setor da Emater, cuja sede está localizada na Avenida Nicolau Cesarino, 5394 – Tenentes (entrada pela portaria da Granasa). Para mais informações, ligue para o telefone (35) 3435-6403.