• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • Campanha “Dia D: Minas Unida Contra a Dengue” elimina focos do mosquito e retira 4 mil kg de entulho do Godoi

Campanha “Dia D: Minas Unida Contra a Dengue” elimina focos do mosquito e retira 4 mil kg de entulho do Godoi

28/03/2024

Compartilhe:

A Vigilância Epidemiológica já registrou mais de 400 casos positivos de dengue de janeiro até a data atual

Os Agentes de Combate à Endemias e os Agentes Comunitários de Saúde realizaram, no último sábado (23), o “Dia D: Minas Unida Contra a Dengue”, que teve o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito e orientar a população sobre como prevenir a doença. Ao todo, a equipe eliminou 30 focos de dengue e recolheu 4 mil kg de entulho do Bairro do Godoi, por meio do serviço do Cata-Treco.

Devidamente caracterizados com crachás de identificação, a campanha mobilizou equipes nos 16 bairros de Extrema com maior incidência de casos de dengue. Os agentes bateram de porta em porta a fim de realizarem a vistoria e orientarem quanto ao combate contra o Aedes aegypt, que também transmite o vírus da chikungunya, zika e da febre amarela urbana. Cerca de 60 colaboradores, entre agentes, motoristas e Defesa Civil participaram da ação.

Além disso, o Bairro do Godoi recebeu a visita do serviço de Cata-Treco, disponibilizado pela Secretaria de Meio Ambiente, que retirou 3 caminhões basculantes cheios de entulho. Cada veículo tem a capacidade para receber 5m³ de carga, totalizando 15m³ (4 mil kg) de móveis e eletrodomésticos velhos, entre outros tipos de escombros coletados na ação.

É importante ressaltar que os cidadãos devem dar continuidade às vistorias, por conta própria, em suas residências, afinal, a melhor maneira de evitar a proliferação do mosquito é eliminando os possíveis criadouros. Para isso, é necessário observar periodicamente os locais que podem armazenar água parada, como pneus, vasos de plantas, garrafas, piscinas e ralos descobertos, calhas sujas, caixas d’água, entre outros.

Para mais informações, entre em contato com Centro de Controle de Endemias pelo telefone (35) 3435-3438 ou ainda com a Vigilância Epidemiológica por meio do número (35) 3435-6245. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Presidente Kennedy, 355, no Centro.