Biblioteca de Extrema lança nova plataforma e catálogo digitais

06/04/2021

Com a pandemia surgiu a necessidade de medidas de prevenção contra a transmissão de Covid-19, entre elas, o distanciamento social e a maior permanência dentro de nossas residências. Nessa nova realidade, as tecnologias digitais cumprem o papel essencial de permitir a realização de inúmeras tarefas na segurança de nossos lares.

A Prefeitura de Extrema precisou se adaptar a esse cenário e por isso implementou e aperfeiçoou a digitalização de muitos processos. Hoje, dia 06 de abril, apresenta mais uma inovação: o lançamento da nova plataforma on-line da Biblioteca Municipal de Extrema, que já está disponível através do link: biblioteca.sophia.com.br/terminal/9146

Na plataforma, é possível consultar o catálogo digital de obras literárias e outros itens do acervo da Biblioteca, além de reservar e renovar empréstimos. A única etapa que ainda precisará acontecer presencialmente é a retirada dos itens emprestados na Biblioteca, afinal se tratam de exemplares físicos; no entanto, em razão do cenário atual da pandemia, os novos empréstimos e os atendimentos presenciais da Biblioteca estão suspensos com a vigência da Onda Roxa do Governo de Minas, que permanecerá até o dia 11 de abril, podendo ser prorrogado novamente. Os empréstimos que já foram realizados estão sendo renovados automaticamente.

Aqueles que já estão cadastrados com a nova carteirinha da Biblioteca Municipal não precisam se cadastrar novamente para usarem o novo sistema, mas deverão criar um login e senha na plataforma. Já os usuários que não possuem a nova carteirinha deverão solicitar o cadastro à Biblioteca, enviando os seguintes documentos para o telefone WhatsApp (35) 9 9888-4017: 01 foto pessoal, foto do comprovante de residência e foto do RG ou CNH.

A reformulação do catálogo, aliada ao novo e avançado sistema de gerenciamento, possibilitam um melhor sistema de classificação que garantirá ao leitor mais autonomia e agilidade na busca dos itens desejados. O novo sistema é o mesmo utilizado por grandes instituições, como a rede de bibliotecas da Universidade de Campinas (UNICAMP) e pela Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro.

O catálogo está sendo inteiramente reformulado, e, neste momento, está parcialmente disponível com cerca de 7 mil itens – o acervo completo possui aproximadamente 18 mil itens (livros, DVDs e outros materiais) que estão sendo gradualmente adicionados ao catálogo.

Para mais informações, entre em contato com a Biblioteca de Extrema pelo telefone fixo (35) 3435-5747 ou pelo WhatsApp (35) 9 9888-4017. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira das 08h às 17h.