Secretaria de Saúde

Ação na praça lembra o Dia Mundial de Luta Contra a Aids

28/11/2018

Para lembrar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Extrema realiza uma ação na Praça Presidente Vargas, na sexta, das 16h às 20h, e no sábado, das 14h às 20h. Durante os atos, serão entregues panfletos com orientações sobre a doença, além de preservativos e camisetas. Serão feitos ainda testes rápidos de detecção do HIV. O evento conta também com som e distribuição de pipoca e algodão doce.

A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV é a sigla em inglês). Esse vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Os pacientes soropositivos, que têm ou não AIDS, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

Para mais informações sobre a Aids, acesse o Portal do Ministério da Saúde.