A Variante Ômicron é identificada em Extrema e os cuidados agora são redobrados

A Secretaria Municipal de Saúde está atenta e preparada aos futuros eventos, mantendo toda a equipe em alerta, caso esses pacientes necessitem de atendimento

Durante essa semana amostras de casos positivos e suspeitos foram enviadas para a busca dessa variante e efetivamente foi comprovada a existência da Ômicron em nossa cidade no último dia 20 de dezembro. É importante ressaltar que a contaminação é comunitária, sendo importante redobrar os cuidados de prevenção à Covid-19.

Essa variante foi identificada pela primeira vez na África do Sul no final de novembro, e tem chamado atenção pela quantidade e variedade de mutações genéticas, mostrando assim a importância da vacinação das 3 doses, a fim de neutralizar a doença.  As variantes continuarão surgindo se as pessoas não tiverem imunes e a única maneira de torná-las imunes é através da vacinação completa.

A vacina continua sendo o maior aliado, mas devemos aumentar os cuidados de prevenção à doença: evitem aglomerações, higienize as mãos ou utilizem álcool 70% constantemente, utilizem máscara cirúrgica ou N95, caso esteja contaminado não tenha contato com outras pessoas, separem os materiais individuais dentro de casa.

Outro fato a ser lembrando é que a maioria do Brasil está passando por grande aumento de casos de Influenza e em Extrema não tem sido diferente, já que houve aumento nos atendimentos de síndromes gripais nas unidades hospitalares, contudo não teve aumento no número de internações.

A Prefeitura de Extrema informa que a Secretaria de Saúde está atenta aos futuros eventos, mantendo toda a equipe em alerta, caso esses pacientes necessitem de atendimento. Lembrando que o Hospital de Campanha, Dr. Roberto de Cunto continua em atendimento para pacientes positivados, contando com 10 leitos de UTI e 30 leitos de enfermaria, tendo total capacidade para atendê-los.

Essa batalha é de todos nós, faça sua parte!