• Home
  • /
  • Notícias
  • /
  • 1º Dia D de vacinação contra a Influenza atinge quase 800 pessoas em Extrema

1º Dia D de vacinação contra a Influenza atinge quase 800 pessoas em Extrema

16/04/2024

Compartilhe:

Entre os vacinados, os idosos foram os que se sobressaíram na campanha, já que compareceram em peso às Unidades de Saúde

Neste último sábado (13), Extrema abriu as portas das Unidades Básicas de Saúde do município para promover o ‘Dia D’ da vacinação contra a Influenza. A ação foi um sucesso e contou com a aplicação de quase 800 doses do imunizante ao público prioritário, o que resultou numa boa procura da população.

A Sala Central de Vacina foi a Unidade que mais recebeu a população, contabilizando 82 doses aplicadas durante todo o dia, na sequência as Unidades dos bairros da Vila Esperança e Ponte Nova vacinaram, cada uma, mais 63 pessoas. Enquanto isso, nas Estratégias Saúde da Família (ESF), distribuídas nos bairros do município, foram aplicadas 442 doses da vacina aos grupos prioritários.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, sendo este imunizante atualizado anualmente, com objetivo de proteger contra os principais vírus em circulação no país, por isso a importância de atualização do esquema vacinal dos grupos prioritários, mesmo tendo tomado a dose no ano anterior.

É importante ressaltar que as unidades de saúde continuam com a campanha de vacinação contra a Influenza até o dia 31 de maio. Lembrando que neste primeiro momento só serão vacinadas as pessoas que compõem os grupos prioritários, tais como: crianças a partir de 6 meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; idosos acima de 60 anos; profissionais de saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; povos indígenas e por fim, a população privada de liberdade  e funcionários do sistema, além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A próxima ação acontecerá nesta próxima sexta-feira (19), quando as equipes de imunização se deslocarão até os Centros de Educação Infantil para vacinar as crianças, de 6 meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias. A primeira ação será realizada no CEIM Profª Maria Aparecida Egídio, localizado na Av. Vereador José Ferreira, 203 – Centro.