Extrema lança o maior Programa Habitacional do Estado de Minas Gerais com 1.300 novas moradias na primeira fase de entrega
O cadastramento será realizado de 8 de dezembro até o final de janeiro, de forma presencial na sede da Secretaria de Assistência Social
O maior Programa Habitacional do Estado de Minas Gerais chegou em Extrema e após quase um ano de intensos estudos, planejamento estratégico e desenvolvimento, a Secretaria de Habitação, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, lançou oficialmente o Programa “Extrema Meu Lar”, que nesta primeira fase beneficiará 1.300 famílias do município.
Ciente do déficit habitacional que o município enfrenta há muitos anos, o Programa prevê, já nesta primeira etapa, a oferta de um número de moradias semelhante ao total entregue ao longo de 34 anos de história da cidade, cujas moradias populares foram construídas nos bairros Vila Esperança, Roseira e Tenentes.
Neste novo projeto, as residências serão construídas em estilo vertical, projetadas para oferecer conforto, segurança e qualidade de vida para as famílias extremenses. A Prefeitura não só pensou somente na construção dessas novas moradias, como também dedicou atenção especial em todo o entorno do condomínio, oferecendo uma infraestrutura completa, aliada a uma arquitetura moderna e sustentável. O projeto inclui acessibilidade, áreas de lazer e creches que serão construídas nas proximidades, garantindo mais comodidade e tranquilidade para as famílias.
Outra grande novidade e a mais esperada, é a facilitação do acesso para os beneficiários no Programa, graças à lei aprovada pela Câmara Municipal que permite à Prefeitura subsidiar, com valores que farão parte da entrada e das parcelas. Dessa forma, os beneficiários deixam de arcar com a entrada, que antes variava de R$ 20 mil a R$ 40 mil, para quitar a sua casa própria com prestações mais baixas.
COMO SE CADASTRAR NO PROGRAMA?
O processo de cadastro terá início no dia 8 de dezembro, no qual todas as pessoas interessadas deverão se inscrever, inclusive aquelas que já realizaram o cadastro no ano anterior, pois será necessário atualizar todas as informações pessoais. Vale lembrar que o prazo final para atualização dos dados nesta primeira etapa vai até o final de janeiro.
LISTA DE DOCUMENTAÇÃO
Para realizar a inscrição, é necessário apresentar os documentos listados abaixo, em original, tanto do solicitante quanto de seu cônjuge ou convivente:
- RG;
- CPF;
- Título de Eleitor;
- Certidão de estado civil;
- Carteira de trabalho completa;
- Três últimos comprovantes de pagamento;
- Comprovante de endereço;
- Certidão de nascimento dos filhos;
- Documento para comprovação de residência no município: Declaração de Cadastro nas Unidades de Saúde; Comprovante de Tempo de Matrícula ou Histórico Escolar; Contrato de Aluguel com reconhecimento de firma realizado no ano referência.
CADASTRO PRESENCIAL
O processo de inscrição acontecerá de forma presencial na sede da Secretaria de Assistência Social, localizada na Estrada Fazenda do Fabiano, 169 – Ponte Nova, cujo atendimento será estendido neste período, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h30. Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (35) 9.9904-7385.
Perguntas e Respostas sobre o Programa Extrema Meu Lar
O Programa Extrema Meu Lar foi criado para ampliar o acesso à moradia de qualidade, garantindo segurança, bem-estar e dignidade para a população. Esta iniciativa reforça o compromisso do município com o desenvolvimento urbano sustentável e com a redução do déficit habitacional.
O primeiro passo é estar cadastrado através da Secretaria de Assistência Social.
Para a primeira etapa do Programa Habitacional, a seleção será feita em fevereiro, com os cadastros que estiverem atualizados até 30 de janeiro de 2026.
O Cadastro Habitacional que já existe na Secretaria de Habitação, ele que será utilizado para seleção das famílias, caso não tenha ou precise atualizar, deverá procurar o Setor de Habitação no endereço Estrada Fazenda Fabiano, 169, Ponte Nova, sempre de forma presencial.
1. RG/ CPF e Título eleitoral;
2. Certidão de Estado Civil;
3. Carteira de Trabalho (frente e verso, páginas de todos os registros trabalhados e todas as anotações gerais da carteira);
4. 03 Últimos Holerites (Caso for aposentada (o) extrato bancário);
5. Documentos que comprovem 04 anos de residência e permanência no município Ex: (Declaração PSF (Solicitar com a agente de saúde da unidade mais próxima ao seu endereço) ou Histórico Escolar/ Contratos de aluguéis retroativos devidamente reconhecidos assinatura na época.
6. Comprovante de Residência (Conta de água, luz ou telefone);
7. Certidão de Nascimento, RG, CPF de Filhos (se possuir);
Os seguintes documentos originais:
1. Comprovante de Endereço
o Pode ser uma conta de água, luz, telefone ou outro documento oficial que comprove o endereço atual. (O comprovante não precisa estar, necessariamente, em nome do titular — poderá estar em nome de terceiros, desde que comprove a residência.)
2. Comprovante de Renda
o Holerite (contracheque) ou
o Declaração de Renda (para autônomos) ou
o Extrato do Benefício ou Aposentadoria.
3. Outros Documentos
o Caso tenha ocorrido alguma alteração em qualquer outro documento cadastral, por favor, apresente os documentos atualizados.
Necessário a atualização uma vez ao ano. Caso a atualização deste ano ainda não tenha sido realizada, informamos que estamos efetuando a atualização para este programa com validade até 30/01/2026. Ressaltamos que, havendo qualquer alteração nas informações antes desse prazo, a atualização deverá ser realizada novamente.
O Setor de Habitação atenderá em dezembro da seguinte forma:
Nos dias 05, 06, 22 e 23/12, das 08h às 16h30;
Nos dias 08, 09, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 18 e 19/12, das 08h às 19h30.
Não, o programa habitacional visa possibilitar tirar o maior número de pessoas do aluguel. Caso já tenha sido beneficiado em outro programa habitacional ou tenha imóvel no nome, não será selecionado.
Sim, a Prefeitura concederá auxílio no valor da entrada, conforme a renda apresentada no momento da avaliação e de acordo com os critérios estabelecidos pelo programa.
A seleção será feita por meio de um processo transparente e público, utilizando os dados fornecidos na inscrição e os critérios de prioridade estabelecidos na legislação municipal.
No site extrema.mg.gov.br você encontra todas as informações sobre o programa e através do Whatsapp (35) 9 9904-7385 (contato disponível apenas para mensagens de texto), ou pelo telefone fixo: 3435-5810 você pode tirar suas dúvidas.