Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

AHU. Vila Rica, 5 de março de 1765. Carta de Luis Diogo Lobo da Silva, governador das Minas, para Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Em fins de 1763, Luis Diogo Lobo da Silva tomou posse, como governador e capitão-general da Capitania de Minas Gerais. Preocupado com a possibilidade de precisar impor aos habitantes de Minas Gerais um imposto extra para completar a cota de cem arrobas de ouro (que Minas Gerais deveria enviar anualmente ao Reino), Luis Diogo resolveu, no segundo semestre de 1764, percorrer localidades que então se situavam, em grande medida, em uma zona disputada entre autoridades de Minas Gerais e de São Paulo. Por considerar que pela Demarcação de Roby (divisa entre Minas Gerais e São Paulo, estabelecida em 1749) a região visitada (grande parte do atual Sul de Minas Gerais) pertencia à Capitania de Minas Gerais – e que, portanto, os habitantes dessa zona (onde novas minas estavam sendo descobertas) poderiam contribuir com a arrecadação de Minas Gerais, Luis Diogo, durante essa viagem, buscou reafirmar a posse de Minas Gerais na região e adotar medidas para evitar os extravios de ouro. Para isso, entre outras ações, criou esquadras de infantaria e cavalaria e ordenou a mudança e o estabelecimento de registros, ou seja, postos fiscais (como é o caso do Registro do Jaguari – estrutura que tem relação com o núcleo de povoamento que deu origem ao atual Município de Extrema). Neste documento, Luis Diogo trata dessa diligência e apresenta ao então Secretário de Estado da Marinha e Ultramar cópias de documentos elaborados durante a sua viagem (nos quais consta também a ordem para se implantar, às margens do Rio Jaguari, um registro). O Arraial de Camanducaia e a Demarcação de Roby são citados nestes documentos.

Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

AHU. Vila Rica, 5 de março de 1765. Carta de Luis Diogo Lobo da Silva, governador das Minas, para Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.

Extrema nas redes sociais

Acompanhe as atividades da Prefeitura Municipal de Extrema.