Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). BNDIGITAL. Spix, Johann Baptist Von, 1781-1826. Atlas zur Reise in Brasilien (Iconográfico). 1823-1831.

Nesse volume, entre outros, foram publicadas representações de paisagens, da flora, da fauna, de cenas do cotidiano e de cartas geográficas de diversas partes da América Portuguesa. Significativamente, entre as representações contidas nessa obra, encontra-se uma da região do “Morro do Lobo”, imagem cujas características se assemelham muito ao relevo de Extrema (na região do Morro do Lopo). Considerando que na obra intitulada “Viagem pelo Brasil” os cientistas Spix e Martius descreveram aspectos da sua passagem pela região do Morro do Lopo, é possível imaginar que a representação contida no Atlas zur Reise in Brasilien refira-se à região que atualmente corresponde ao Município de Extrema. Além disso, é forçoso reconhecer que em um mapa (contido no mesmo atlas), que abrange grande parte da região que atualmente corresponde ao Sudeste do Brasil, é possível identificar topônimos (nomes de lugares) intitulados “Lopo”, “S. Rita”, Reg. (abreviação de registro), o que nos leva a crer que tal mapa pode ser o resultado de observações realizadas durante a passagem dos referidos pesquisadores pela região de Extrema

Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). BNDIGITAL. Spix, Johann Baptist Von, 1781-1826. Atlas zur Reise in Brasilien (Iconográfico). 1823-1831.

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.