Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

AHU. São Paulo, 14 de março de 1770. Requerimento de Cláudio Furquim de Almeida ao rei D. José I.

Através desse documento e seus anexos, vê-se que o requerente Cláudio Furquim de Almeida havia estabelecido uma fazenda de gado e éguas em um local situado entre o Morro do Lopo (atual Município de Extrema) e os campos do Ribeirão Fundo (região atualmente situada entre os municípios de Itapeva e Munhoz). Necessitando de carta de sesmaria para conservar a referida fazenda, conforme legislação vigente, Furquim pediu ao governador Gomes Freire de Andrade a concessão de uma sesmaria de duas léguas em quadra nesta região. Sua solicitação foi atendida em novembro de 1762. Anos mais tarde, a fim de cumprir outra exigência da legislação, Furquim solicitou a confirmação de sua sesmaria (e foi atendido). Por despacho passado em Lisboa, aos 17 de agosto de 1770, Furquim recebeu o título de uma sesmaria de três léguas de terra de comprimento e uma légua de largura na região mencionada (que atualmente corresponderia à parte do território do atual Município de Extrema).

Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.