Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

AHU. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 1765. Ofício do vice-rei do Estado do Brasil, conde da Cunha, D. Antônio Álvares da Cunha, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

A presente carta foi elaborada especialmente para complementar o conteúdo disposto no Assento da Junta do Rio de Janeiro – que tratou do estabelecimento de uma divisa entre Minas Gerais e São Paulo. Por carta datada de 4 de fevereiro de 1765, Francisco Xavier, então Secretário de Estado da Marinha e Ultramar, comunicou ao então Vice-Rei do Estado do Brasil, Conde da Cunha, a decisão régia de restabelecer a autonomia do governo da Capitania de São Paulo (com a nomeação de Dom Luis Antônio de Souza Botelho Mourão como governador dessa capitania) e determinou que o referido vice-rei deliberasse sobre os limites entre Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Em atenção a tal determinação, o Vice-Rei do Estado do Brasil convocou diversas autoridades e conhecedores do sertão “para effeito de resolver por onde se podião dividir as Capitanias ou Governos de Minas Geraes e de S. Paulo”. Essa reunião ocorreu no Rio de Janeiro, aos 12 de outubro de 1765, ocasião em que ficou assentado que a divisão das capitanias de Minas Gerais e de São Paulo deveria ser feita pelo Rio Sapucaí. Em complementação ao disposto no Assento da Junta do Rio de Janeiro, o Conde da Cunha enviou ao Reino o presente documento (e seus anexos nos quais é possível encontrar o Assento de 12 de outubro de 1765) – ambos de ímpar importância para se tratar da questão dos limites entre Minas Gerais e São Paulo. Apesar dos esforços do vice-rei, que então defendia os interesses de São Paulo, prevaleceu a posse de Minas Gerais sobre a região oeste do Rio Sapucaí.

Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.