Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

AHU. Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1765. Ofício do vice-rei do Estado do Brasil, conde da Cunha, D. Antônio Álvares da Cunha, ao secretário de estado da Marinha e Ultramar, Francisco Xavier de Mendonça Furtado.

Em fins de novembro de 1765, o então vice-rei do Estado do Brasil, Conde da Cunha, remeteu a Francisco Xavier, Secretário de Estado da Marinha e Ultramar, uma carta recebida de Luis Diogo Lobo da Silva, governador da Capitania de Minas Gerais, tratando da questão dos limites entre Minas Gerais e São Paulo. Neste período, Luis Diogo Lobo da Silva pleiteava a posse das terras abrangidas na Demarcação de Roby (de 1749). A referida linha divisória tinha início na Serra da Mantiqueira, na região de Caxambu, percorria o cume da mesma serra até atingir o Morro do Lopo (atual Município de Extrema), de onde seguia até atingir o Rio Grande. Enquanto isso, o então governador da Capitania de São Paulo, Luis Antônio de Souza, evocava a posse de São Paulo sobre a região oeste do Rio Sapucaí e questionava a legitimidade da Demarcação de Roby. Neste documento, o referido vice-rei interpõe a sua opinião favorável ao estabelecimento da divisa entre as duas referidas capitanias pelo Rio Sapucaí (o que daria ao governo da Capitania de São Paulo a posse da região oeste do Rio Sapucaí – onde Extrema está inserida).

Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.