Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

Memórias de uma Cidade – Sr. Waldomiro Antonio da Silva

A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, desde 2017 desenvolve um trabalho de valorização da história de Extrema. Desde então, diversas ações foram desenvolvidas visando produzir pesquisas sobre temas e períodos da história local. Além disso, buscou-se, através do Acervo Digital Regional de Extrema, reunir, digitalizar e disponibilizar, à população, documentos, fotografias, vídeos e outros itens importantes para a história local.
Dentre os materiais recebidos, através de doação, destacamos presentemente, uma série de vídeos do Projeto “MEMÓRIAS DE UMA CIDADE”. Trata-se de conteúdos produzidos a partir de 1986 que contém entrevistas com cidadãos que tiveram importância na história de Extrema tais como: o Sr. Romualdo Alves Martins (Ex-Prefeito), o Sr. Olinto Soares (Ex-Prefeito), o Sr. Waldomiro Antônio da Silva (Ex-Vereador), o Sr. Antônio Basaglia e o Sr. Nicolino Pó.
A exibição dos vídeos dessa série objetiva valorizar a memória dos moradores de Extrema. A Prefeitura Municipal de Extrema agradece ao Sr. José Maria dos Santos (Kojak), proprietário da empresa F. K. Vídeos (responsável pela gravação desses conteúdos) que gentilmente cedeu cópia dos referidos vídeos ao Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura. Um agradecimento especial também é dirigido aos senhores Alcebíades Alves Almeida, Alfredo Brito da Cunha, José Célio Simões (in memoriam) e Sebastião Gomes Pinto (in memoriam), que atuaram na idealização desse projeto junto à empresa F.K Vídeos.
O presente vídeo contém uma entrevista realizada com o saudoso Sr. Waldomiro Antonio da Silva, que foi vereador por mais de 20 anos e delegado de polícia por mais de uma década. Nesse vídeo, o referido senhor relata um pouco da sua experiência como vereador e como delegado, com destaque para questões relacionadas aos conflitos de jurisdição verificados entre os povoados que atualmente correspondem aos municípios de Extrema (MG) e Vargem (SP). Além disso, o Sr. Waldomiro Antonio da Silva aborda aspectos dos esforços empreendidos pela comunidade extremense em prol da construção do Ginásio de Extrema (atual Escola Estadual Alfredo Olivotti) – obra em que atuou ativamente, inclusive com a doação de um terreno – como pode ser visto no referido vídeo.
Fiquem agora com a entrevista realizada com o Sr. Waldomiro Antonio da Silva.

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Memórias de uma Cidade – Sr. Waldomiro Antonio da Silva

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.