Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

Memórias de uma Cidade – Sr. Romualdo Alves Martins

A Prefeitura Municipal de Extrema, através da Secretaria de Cultura, desde 2017 desenvolve um trabalho de valorização da história de Extrema. Desde então, diversas ações foram desenvolvidas visando produzir pesquisas sobre temas e períodos da história local. Além disso, buscou-se, através do Acervo Digital Regional de Extrema, reunir, digitalizar e disponibilizar, à população, documentos, fotografias, vídeos e outros itens importantes para a história local.
Dentre os materiais recebidos, através de doação, destacamos presentemente, uma série de vídeos do Projeto “MEMÓRIAS DE UMA CIDADE”. Trata-se de conteúdos produzidos a partir de 1986 que contém entrevistas com cidadãos que tiveram importância na história de Extrema tais como: o Sr. Romualdo Alves Martins (Ex-Prefeito), o Sr. Olinto Soares (Ex-Prefeito), o Sr. Waldomiro Antônio da Silva (Ex-Vereador), o Sr. Antônio Basaglia e o Sr. Nicolino Pó.
A exibição dos vídeos dessa série objetiva valorizar a memória dos moradores de Extrema. A Prefeitura Municipal de Extrema agradece ao Sr. José Maria dos Santos (Kojak), proprietário da empresa F. K. Vídeos (responsável pela gravação desses conteúdos) que gentilmente cedeu cópia dos referidos vídeos ao Arquivo da Secretaria Municipal de Cultura. Um agradecimento especial também é dirigido aos senhores Alcebíades Alves Almeida, Alfredo Brito da Cunha, José Célio Simões (in memoriam) e Sebastião Gomes Pinto (in memoriam), que atuaram na idealização desse projeto junto à empresa F.K Vídeos.
O presente vídeo contém uma entrevista realizada com o saudoso Sr. Romualdo Alves Martins, que atuou como corretor de imóveis, vereador e Prefeito de Extrema (com mandados exercidos na década de 1960). Nesse vídeo, o referido senhor trata de acontecimentos importantes como a abertura da Rua João Mendes, a abertura da estrada da Embratel e as primeiras iniciativas adotadas para viabilizar a implantação das primeiras indústrias de grande porte no Município de Extrema (como a Fundição Brasileira e a Climp Indústria de Parafusos).
Fiquem agora com a entrevista realizada com o Sr. Romualdo Alves Martins!

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Memórias de uma Cidade – Sr. Romualdo Alves Martins

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.