Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APESP. Mappa da Capitania de S. Paulo em que se mostra tudo o que ella tinha antigamente the o Rio Paná. 1773.

O presente mapa, conforme pode ser observado na sua margem inferior esquerda, foi “Desentranhado” de ofícios remetidos por Luis Antonio de Souza, em 1773, “ao Governo da Matropole”. Luis Antônio de Souza foi governador e capitão-general da Capitania de São Paulo entre 1765 e 1775. Nesse período, empenhou-se notavelmente, para obter, junto às autoridades do Reino e do Estado do Brasil, a posse de territórios situados ao sul do Rio Grande – região que atualmente corresponde ao Sul de Minas Gerais. Nesta representação, são vistos alguns dos mais antigos núcleos de povoamento fundados ao sul do Rio Grande e os principais caminhos e rios dessa região. O Rio Grande (do Paraná) tem destaque e é representado como a antiga divisão entre Minas e São Paulo. Nessa representação, pode ser vista uma interpretação da Demarcação de Roby – que tem início no canto inferior direito (ao sul do Rio Grande), passa pela região de Caxambu e após seguir pelo cume da Serra da Mantiqueira atinge o Morro do Lopo. Neste ponto, foram representados os rios Camanducaia e Jaguari, bem como o Registro do Jaguari – (estrutura que tem relação com o núcleo de povoamento que deu origem ao atual Município de Extrema).

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.