Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APM. Mapa do Termo da Vila da Campanha da Princêza, Comarca do Rio das Mortes.

Trata-se de uma representação da extensão dos domínios da nova Vila de Campanha (e de uma área, em fundo amarelo, que até aquele momento, continuava submetida à Vila de São João del-Rei). A Vila de Campanha da Princesa da Beira foi criada em 1798. Antes dessa data, essa região pertenceu à Vila de São João del-Rei. Estão representadas algumas serras, as estradas que conduzem até a Vila de Campanha e os principais rios e povoações desta região – que corresponderia à grande parte do atual sul de Minas Gerais. Ao sul, o Morro do Lopo destaca-se como uma das balizas constantes na divisa com a Capitania de São Paulo. Nesta região, podemos observar as freguesias de Camanducaia e de Ouro Fino, a estrada que segue para a Capitania de São Paulo, o Rio Jaguari, o arraial de Cambuí, entre outros lugares.Mapa da Comarca do Rio das Mortes de Minas Geraes.

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

APM. Mapa do Termo da Vila da Campanha da Princêza, Comarca do Rio das Mortes.

Direitos autorais

Arquivo Público Mineiro

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.