Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APESP. Carta Topografica da Capitania de S. Paulo e seu certão em que se vem os descobertos que lhe forão tomados para Minas Geraes como tão bem o Caminho de Goiazes e do Rio Grande de São Pedro do Sul com todos os seus pouzos e passagens thé o Rio Grande Parana e dahi a Tapera do defunto Carvalho, que he o limite desta Capitania nos Campos das Lages. 1766.

Delineado por Felix Doumet Zacharie, o referido mapa, que contém referência ao ano de 1766, contém uma representação da região que atualmente corresponde ao Sul de Minas Gerais (região que durante o século XVIII foi disputada por autoridades de Minas Gerais e de São Paulo). Nas proximidades da Linha de Roby (em vermelho), é possível visualizar uma referência ao Morro do Lopo, ao Rio Jaguari e ao Arraial de Camanducaia – zona na qual, por determinação de Luis Diogo Lobo da Silva, governador de Minas Gerais, foi implantado o Registro do Jaguari (estrutura que tem relação com o núcleo de povoamento que deu origem ao atual Município de Extrema).

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.