Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APM. Requerimento do Capitão Custódio José de Sousa referente a uma carta de sesmaria. Freguesia de Camanducaia. 1799.

Através desse documento, importante para o estudo da distribuição de sesmarias na região, Custódio José de Sousa solicitou a posse das terras então situadas na Freguesia de Camanducaia. Até 1901, Extrema estava inserida no território de Camanducaia. Em 1901, o então governador do Estado de Minas Gerais, Sr. Francisco Silviano de Almeida Brandão, sancionou a Lei nº 319, que elevou 12 localidades à condição de município, alterou divisas e deu ainda outras providências. Um dos municípios criados pela referida lei foi o de Santa Rita da Extrema.Visualizar PDF em tela cheia
PALAVRAS-CHAVE

Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

03/01/1799

Direitos autorais

Arquivo Público Mineiro

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.