Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APM. Mapa “Demonstração de Parte da Diviza desta Capitania com a de S. Paulo”. (1701-1800).

Embora não seja possível identificar, neste documento, a data de sua produção, pela representação da Vila de Campanha da Princesa (localidade elevada à condição de vila em 1798), sabemos que esse mapa foi produzido após esse ano. Nele, está representada parte da divisa da Capitania de Minas Gerais com a de São Paulo no trecho que compreende a região situada ao norte do Morro do Lopo e o Vale do Rio Paraíba. No referido documento, constam registros, rios, lagoas, serras, montanhas, fazendas, quartéis, estradas, arraiais, a Vila de Campanha (Minas Gerais), diversas vilas de São Paulo e a Picada do Picú. A divisa entre as duas capitanias é representada pela Serra da Mantiqueira e pelo Morro do Lopo, ponto extremo sul da demarcação, efetuada por Robi, em 1749. Nessa região, foi instalado, por determinação de 1764, do governador de Minas Gerais, Luis Diogo, o Registro do Jaguari. Na região do Morro do Lopo (16) é possível observar o Rio Jaguari, os Campos do Sellado de Camanducaia (17), o Arraial de Camanducaia (14), o Registro do Jaguari (15) bem como vários arraiais da região.

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Direitos autorais

Arquivo Público Mineiro

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.

Extrema nas redes sociais

Acompanhe as atividades da Prefeitura Municipal de Extrema.