Acervo Digital Regional de Extrema
GÊNERO

APESP. Carta Chorografica da Capitania de S. Paulo, em que se mostra a verdadeira cituação dos lugares por onde se fizerão as sete principaes divizoens do seu Governo com o de Minas Geraes.1766.

No referido mapa está representada a região que atualmente corresponde ao Sul de Minas Gerais. Trata-se de uma região que durante o século XVIII foi disputada por autoridades de Minas Gerais e de São Paulo. O Morro do Lopo representa importante marco que baliza o extremo-sul da Linha de Roby, de 1749. Como pode ser visto no referido mapa, essa divisão tem início na Serra da Mantiqueira, na região de Caxambu, percorre o cume da mesma serra até atingir o Morro do Lopo e desse ponto segue até o Rio Grande (ver 7ª demarcação).

PALAVRAS-CHAVE
Acervo Digital Regional de Extrema

O Projeto Acervo Digital Regional de Extrema (ADRE) nasceu em 2017 e visa promover a digitalização, a reunião e a difusão, na rede mundial de computadores, de documentos históricos e outros materiais importantes para o estudo da história e da cultura de Extrema (e região).

Metadados

Título

Download

Ao realizar o download deste item, você está de acordo com os Termos e Condições de Uso.

Licença de uso: Item disponível sob licença Creative Commons Atribuição – Uso não-comercial – Sem derivações 4.0. Você pode compartilhar este item, basta mencionar a Prefeitura Municipal de Extrema ou os titulares dos direitos autorais e a URL desta página. Você não pode utilizar este item para fins comerciais ou modificá-lo de nenhuma forma, nem utilizá-lo como base para outros trabalhos. Para ler a licença completa, clique aqui.