Expandir todos

O que é?

É um conjunto de ações preventivas, responsável por identificar precocemente indivíduos com doenças metabólicas, genéticas, enzimáticas e endocrinológicas, para que estes possam ser tratados em tempo oportuno, evitando as sequelas e até mesmo a morte.

Formas de coleta
  • O teste do pezinho é feito a partir da coleta de sangue do calcanhar do bebê, recomenda-se a coleta do 3º ao 5º dia de vida da criança;
  • O teste do olhinho também conhecido como teste do reflexo vermelho, é um teste realizado para avaliar as estruturas do olho, garantindo que estão corretamente desenvolvidas. O teste é simples, rápido e indolor, é feito iluminando os olhos do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio, sem a necessidade de colírios. O ideal é que o teste seja feito o quanto antes, na primeira consulta de puericultura;
  • O teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um exame importante para detectar se o recém-nascido tem problemas de audição. Após a sua realização é possível iniciar o diagnóstico e o tratamento das alterações auditivas precocemente. O teste é feito por  um aparelho na orelha do bebê que emite estímulo sonoro e mede o seu retorno através de uma pequena sonda que também é inserida na orelha no bebê. O ideal é que o teste seja feito nos primeiros meses de vida pelo fonoaudiólogo.

A quem se destina?

Crianças recém-nascidas.

Como solicitar?

A triagem neonatal é realizada em todas as unidades de saúde. Para realizar o agendamento do exame é preciso entrar em contato com a unidade do seu bairro.

Exigências do Serviço/ Documentações

É necessário ter o cadastro na unidade de saúde do bairro em que reside.

Para a realização do exame é necessário que a criança já tenha a certidão de nascimento e o cartão do SUS.

Órgão/ Unidade Responsável

Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.