Tratamento Fora de Domicílio – TFD

Expandir todos

O que é?

TFD (Tratamento Fora de Domicilio) instrumento legal que visa garantir pelo Sistema Único de Saúde (SUS) o tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município.

O TFD solicita agendamento a centros de saúde por meio de complexos reguladores, dependendo do estado a viabilidade de disponibilização de vaga.

O TFD é concedido, exclusivamente, a pacientes atendidos na rede pública e referenciada.

A quem se destina?

Destina-se a pacientes que necessitem de assistência médico-hospitalar cujo procedimento seja considerado de alta e média complexidade eletiva. Os procedimentos são de alta complexidade nas especialidades de cardiologia, gastroenterologia, neurologia, oncologia e traumato-ortopedia.

Como solicitar?

A solicitação de TFD deverá ser feita pelo médico - assistente do paciente nas unidades de assistenciais conveniadas ao SUS.

O pedido deve ser encaminhado para a Secretaria Municipal de Saúde da cidade onde o paciente mora de maneira presencial.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE EXTREMA

Avenida Nicolau Cesarino, nº 4000 – Bela  Vista

Horário de atendimento: das 08:00 às 16:30 ( de segunda à Sexta Feira)

Telefone :  35 3435-3374

Exigências do Serviço/ Documentações

Documentos necessários:

. CPF

. RG

. Cartão do Sus

. Cad Sus

. Comprovante de Residência do Mês

. Declaração do PSF ( Atualizada)

. Exames

. Carta de encaminhamento do médico

Custos

Sem custo.

Legislação

Portaria nº 055, de 24 de fevereiro de 1999, da Secretaria de Assistência à Saúde do Ministério da Saúde dispõe sobre a rotina de Tratamento Fora de Domicílio.

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria de Saúde de Extrema.