O Projeto Conservador das Águas foi concebido em 2005 através da Lei Municipal nº 2.100 com o objetivo de manter a qualidade dos mananciais de Extrema e promover a adequação ambiental das propriedades rurais. Por meio desse projeto, a Prefeitura de Extrema atua em parceria com proprietários rurais do município, com ou sem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), para restauração das áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal (RL) de modo que atenda às exigências do Código Florestal Nacional.
Desde sua implantação, o projeto já proporcionou o plantio de milhões de árvores nativas e protegeu mais de 500 nascentes de água em Extrema, e foi premiado pela ONU.
O projeto prioriza uma ação mais preventiva do que corretiva. O entendimento é de que o mecanismo de comando e controle não pode ser o único instrumento de gestão ambiental das propriedades rurais. Sozinho, ele não garante o aumento da cobertura florestal ou a preservação dos mananciais. Nesse sentido, a introdução do instrumento PSA, que consiste em um pagamento feito aos proprietários rurais que aderem ao projeto, garante resultados mais expressivos.
Site oficial do Projeto Conservador das Águas: extrema.mg.gov.br/conservadordasaguas