Expandir todos

O que é?

O principal objetivo da atenção pré-natal e puerperal é acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal. 

Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido, desde o atendimento ambulatorial básico ao atendimento hospitalar para alto risco.

Puericultura: o puerpério tem início imediatamente após o parto. Ele dura em média 6 semanas após o parto e é classificado conforme a sua duração: imediato (do 1º ao 10º dia pós parto), tardio (do 11º ao 45º dia pós parto).

A quem se destina?

As gestantes e recém nascidos.

Como solicitar?

A solicitação do serviço é realizada na unidade de saúde. É necessário se dirigir até a unidade de saúde.

Exigências do Serviço/ Documentações

É necessário ter cadastro na unidade de saúde.

Passo a passo

A paciente se dirige até a unidade de saúde. O primeiro atendimento é realizado pela recepção e posteriormente é agendado o pré-natal com a enfermeira(o), médico(a) e especialista quando necessário. 

Quando o paciente não tiver cadastro na unidade de saúde, é necessário ir até a unidade e solicitar o cadastro na recepção. Após a solicitação, o agente comunitário de saúde vai até a residência e realiza o cadastro. Após esse processo, o munícipe tem direito a todos serviços disponibilizados na unidade de saúde.

Órgão/ Unidade Responsável

Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.