PAT – Produção Associada ao Turismo

Expandir todos

O que é?

O projeto Produção Associada ao Turismo (PAT) é uma ação em rede coordenada pela Secretaria de Turismo com o objetivo de incentivar os profissionais e empresas que atuam na economia do turismo: produtos artesanais, gastronomia, arte e muito mais.   Por definição, PAT é qualquer produção artesanal, industrial ou agropecuária que detenha atributos naturais e/ou culturais de uma determinada localidade ou região, capazes de agregar valor ao produto turístico. A Produção Associada ao Turismo ressalta o diferencial de um destino e agrega valor ao produto turístico, aumentando sua competitividade e gerando renda aos empreendedores locais.   Atualmente, mais de 70 empreendedores, entre eles artistas, artesãos e produtores rurais de Extrema estão cadastrados no projeto e vêm recebendo cada vez mais destaque através das atividades turísticas e mais opções de comercialização de seus produtos.   Com base nas diretrizes do Manual para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas com foco na Produção Associada, criado em 2011 pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Associação de Cultura Gerais, a Prefeitura Municipal de Extrema implantou o projeto no município em 2014.   Dentro do projeto são realizadas inúmeras ações com o intuito de desenvolvimento e profissionalização:   . Capacitações e qualificações ligadas ao desenvolvimento do empreendedorismo local: oficinas; workshops; palestras; lives entre outras iniciativas;    . Incentivo à profissionalização da mão de obra artesanal;   . Promoção, divulgação e comercialização dos produtos oriundos do processo artesanal, agropecuário e gastronômico local;   . Participação em feiras e eventos de interesse turístico;   . Instituição da loja ArtExtrema para a comercialização de produtos artesanais e agropecuários no Terminal Rodoviário de Extrema;   . Comercialização de produtos da produção associada ao turismo na Crearte, localizada na Praça Presidente Vargas;   . Criação de Feiras Livres de exposição e comercialização de produtos.

A quem se destina?

A Produção Associada ao Turismo se destina a todos os artesãos, produtores rurais agropecuários, pessoas e/ou grupos de manifestações culturais locais, que sejam residentes ou que tenham estabelecimento comercial no município de Extrema e que desejem ampliar a divulgação e comercialização de seus produtos.

Onde solicitar?

Presencial Endereço: Rodovia Fernão Dias, nº 942 - Bairro Tenentes, Extrema/MG   Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta   Telefone fixo: (35) 3435-4914   E-mail: empreendatur@extrema.mg.gov.br

Exigências do Serviço/ Documentações

- Ter residência e/ou ponto comercial em Extrema;   - Ter produção estabelecida no município;    - Atender as legislações e normas vigentes estabelecidas pelos órgãos competentes no âmbito municipal, estadual e nacional;    - Atender às normas sanitárias, ambientais, trabalhistas, de postura e de espaços públicos do município;    - Ser cadastrado no Inventário de Oferta Turística – INVTUR, conforme as categorias disponíveis no documento;   - Participar das ações previstas no Projeto PAT propostas pela Secretaria Municipal de Turismo;   - Participar de pelo menos 1 (uma) qualificação por ano ou comprovar participação em cursos na área de atuação (para as categorias: artesanato e produtos agropecuários);   - Ter produtos em pelo menos 1 (um) ponto de comercialização da PAT e/ou ter um estabelecimento comercial próprio e, seguir as normas estabelecidas (Para categorias: artesanato e produtos agropecuários);   - Disponibilizar um meio de comunicação com a gestão e participantes do projeto (whatsapp, email);    - Apresentar Certidão Negativa de Débito Municipal (quando solicitado);    - Cadastrar-se no Cadastur – exigido nos casos obrigatórios e recomendável nos casos facultativos;   - Possuir o Selo Turismo Seguro – no caso dos empreendimentos abertos à visitação turística;   - Possuir o Selo Produto Legal – no caso de empreendimentos que comercializem produtos da Produção Associada ao Turismo;   - Possibilidade de utilização da Marca Turística do destino nas peças a serem confeccionadas como souvenirs/lembranças da cidade – em conformidade com o Manual de Utilização da Marca - a partir do preenchimento de um formulário específico para solicitação de uso da marca – mediante aprovação e autorização do GT – Grupo de Trabalho de Gestão da Marca do COMTUR. A solicitação de uso da marca deve ser enviada para o e-mail: comtur.extrema.mg@gmail.com    - Divulgar a Marca Turística do destino em sua página da internet (no caso de possuir um site ou mídias sociais) fazendo o devido link, remetendo a marca à página oficial do turismo www.extrematur.com.br e utilizar a Marca Turística em materiais promocionais impressos de seu empreendimento (no caso de possuir um CNPJ), em conformidade com o Manual de Utilização da Marca.

Custos

Sem custos.

Prazos

Passo a passo

Após preenchimento da ficha de Inscrição, a mesma deverá ser encaminhada para o e-mail: empreendatur@extrema.mg.gov.br   Clique aqui para baixar a Ficha de Inscrição.

Serviços Relacionados

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria Municipal de Turismo da Prefeitura de Extrema / Divisão de Qualificação e Empreendedorismo.