Equipe NASF – Núcleo de apoio à saúde da família

Expandir todos

O que é?

A Equipe NASF oferece atendimento das seguintes categorias profissionais: Psicólogo, Pediatra, Nutricionista, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Educador Físico, Assistente Social, Cardiologista.

 

O NASF é formado por equipe multiprofissional e o serviço NASF é referência em toda a rede de Atenção Primária do Município de Extrema, trabalhando de forma integrada às equipes de profissionais das Estratégias de Saúde da Família.

 

Serviços oferecidos pelo NASF:

 

. Grupos Terapêuticos de Fisioterapia

A atuação do fisioterapeuta no NASF consiste em ações de educação em saúde e prevenção de enfermidades, organização do fluxo e manejo dos usuários com demanda por reabilitação, prevenção e tratamento de doenças crônicas e desenvolvimento de práticas terapêuticas, através de visitas domiciliares, grupos terapêuticos e atendimentos compartilhados.

 

. Grupo de Respiratória (DPOC, Bronquite, Asma, pós-Covid) 

É responsável pela realização de prática terapêutica em pacientes com doenças crônicas respiratórias e pacientes com sequelas pós-covid, semanalmente.

 

. Grupo de Pilates (Juvenil, Gestante, Reeducação Postural) 

É responsável pelos exercícios semanais, oferta grupo em horário estendido auxiliando os pacientes a se livrar aos poucos das dores crônicas, articulares e musculares que impedem de ter uma boa qualidade de vida.

 

. Grupo de Marcha

É responsável pelo plano terapêutico de recuperação das pessoas que precisam reabilitar o ato de caminhar.

 

. Grupo de MMII 

O profissional é responsável pela elaboração e execução prática terapêutica de recuperação das pessoas com necessidade de reabilitação dos membros inferiores. (Quadril, Coxas, Pernas e Pés).

 

. Grupo de MMSS 

O profissional é responsável pela elaboração e execução de prática terapêutica de recuperação das pessoas com necessidade de reabilitação dos membros superiores. (Braços, Antebraços, Ombros e Mãos).

 

. Grupo de Gestante

O profissional é responsável pela elaboração e execução de plano ou orientação visando o preparo corporal ao longo da gestação, através de exercícios, palestras e outras atividades que assegurem uma gestação saudável.

 

. Grupo MAP - fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico

O profissional é responsável pela elaboração e execução de plano terapêutico de fortalecimento da musculatura pélvica, o musculo pélvico têm importantes funções, contraem-se para manter a continência urinária e fecal, relaxam permitindo o esvaziamento intestinal e vesical, e contribuem para a sustentação dos órgãos pélvicos.

. Grupo de Coluna

O profissional é responsável pela elaboração e execução prática terapêutica de pessoas com doenças crônicas com diagnósticos e desvios posturais.

 

. Grupos Terapêuticos de Nutrição (formatos on-line e presencial) 

O profissional é responsável por desenvolver o plano terapêutico, deve elaborar, revisar, adaptar, padronizar e definir os protocolos de atenção nutricional, individual e coletiva, considerando os protocolos ou outra norma técnica estabelecida pelo Ministério da Saúde

 

. Reeducação Alimentar (acima de 18 anos)

Reeducação alimentar é o ato de modificar hábitos alimentares e comportamentos com relação à alimentação. Ela visa solucionar doenças, emagrecer de forma saudável ou a manutenção da saúde. Fazer uma reeducação alimentar serve para compreender melhor o efeito da alimentação em nossa vida diária.

 

. Alimentação e o Diabetes 

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pela elevação do açúcar no sangue. Isso acontece quando o corpo não libera insulina em quantidade suficiente. Quem é o diabético e pretende adotar uma dieta saudável, deve seguir algumas recomendações. Os profissionais do NASF são responsáveis pela elaboração do plano terapêutico seguindo a particularidade de cada paciente.

 

. Grupos de Educação Física

Trata-se de um serviço multidisciplinar com o objetivo de apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde.

Os grupos e atividades coletivas podem ocorrer em qualquer espaço do território e possuem um grupo de participantes. No caso dos profissionais de Educação Física, podem envolver grupos de convivência; grupos focais (temático em doenças crônicas, por exemplo); grupos de promoção de saúde (para usuários que não necessariamente possuem algum diagnóstico, estando envolvido no grupo puramente pela intenção de manter e melhorar seus níveis de saúde); grupos voltados para saúde laboral, dentre outros.

 

. Grupo de Exercício Físico em todas as unidades de saúde na quadra do bairro 

Os grupos e atividades coletivas podem ocorrer em qualquer espaço do território e possuem um grupo de participantes. No caso dos profissionais de Educação Física, podem envolver grupos de convivência; grupos focais (temático em doenças crônicas, por exemplo); grupos de promoção de saúde (para usuários que não necessariamente possuem algum diagnóstico, estando envolvido no grupo puramente pela intenção de manter e melhorar seus níveis de saúde); grupos voltados para saúde laboral, dentre outros.

 

. Grupos de Assistência Social

O assistente social tende a dar a sua contribuição através de suas atribuições e competências profissionais favorecendo o trabalho interdisciplinar respondendo às demandas sociais postas na atenção à saúde.

O profissional é responsável pelo atendimento direto aos usuários; mobilização, participação e controle social; investigação, planejamento e gestão; assessoria, qualificação e formação profissional.

 

. Planejamento Familiar - esterilização voluntária para homens e mulheres sob Lei 

O planejamento familiar é um conjunto de ações em que são oferecidos todos os recursos para concepção e anticoncepção que, por sua vez, devem ser cientificamente aceitos e não colocar em risco a vida e a saúde das pessoas, com garantia da liberdade de escolha.

 

. Cuidando de quem cuida - grupo fechado para praticantes de equoterapia

A equoterapia ou terapia assistida por cavalos é um método terapêutico que utiliza o cavalo por meio de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. 

 

. Grupos Terapêuticos da Psicologia

O grupo terapêutico potencializa as trocas dialógicas, o compartilhamento de experiências e a melhoria na adaptação ao modo de vida individual e coletivo. O profissional que conduz o grupo auxilia na melhora nas relações sociais, nos níveis de conhecimento sobre questões discutidas no grupo, na capacidade para lidar com situações inerentes ao transtorno sofrido, na confiança, além de alívio emocional

 

. Meditação 

Meditar é definido como a condição ou atitude de voltar-se para o centro no sentido de desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para dentro de si ou concentrar-se intensamente em algo.

O profissional responsável pela atividade auxilia na condução dos exercícios de aprendizagem da meditação.

 

. Grupos Terapêuticos de Fonoaudiologia

O objetivo do trabalho fonoaudiológico integrado às equipes é promover a saúde mental e evitar segregação e isolamento, por meio de estratégias facilitadoras de comunicação em todas as suas possibilidades, além da abordagem de questões especificas de voz, audição, fala, linguagem e aprendizagem.

O profissional responsável pelo coletivo atua na promoção e na proteção da saúde, na prevenção de agravos, no diagnóstico, tratamento, reabilitação e na manutenção da saúde. 

 

. Grupo de Afásicos 

Especificamente na área da linguagem, o grupo terapêutico-fonoaudiológico aparece como eficaz a partir do momento em que ele promove trocas afetivas, sociais, linguísticas e cognitivas, possibilita conhecimento partilhado e construções conjuntas, favorece o exercício da observação, da percepção, da atenção, da memória, do desenvolvimento dos processos psíquicos e possibilita o desenvolvimento

 

. Grupo de Interação e Linguagem 

O desenvolvimento da linguagem é intrínseco às relações sociais, não é à toa que um grupo possa ser tão positivo nesse processo, afinal, se trata de uma estrutura fundamentalmente interacional, ou seja, que promove a interação social entre seus membros.

 

. Psiquiatria

Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnostico e tratamento dos chamados transtornos mentais.

A saúde mental tem um grande impacto, em parte pela alta prevalência dos transtornos mentais e do peso que estes trazem à sociedade.

 

. Cardiologia

A cardiologia é definida como um ramo da medicina responsável por estudar, cuidar e tratar o coração e os vasos sanguíneos. Ou seja, é uma das especialidades da medicina que cuida do coração e do sistema circulatório.


A cardiologia é principalmente dividida em duas grandes áreas, assim como toda a medicina: a preventiva e a curativa.

A quem se destina?

Todas as atividades desenvolvidas pelo NASF são destinadas a todos os munícipes previamente avaliados pela equipe da unidade de saúde e posteriormente encaminhados à equipe NASF.

 

 

Como solicitar?

Presencialmente na unidade de saúde de seu bairro.

Todas as atividades do NASF seguem o mesmo fluxo de acesso.

 

 

Exigências do Serviço/ Documentações

É necessário ter cadastro em uma unidade de saúde.

Passo a passo

O paciente se dirige à unidade de saúde, e após consulta e avaliação multidisciplinar da equipe da unidade de saúde, o paciente é encaminhado ao profissional do NASF.

Todas as atividades do NASF seguem o mesmo fluxo de acesso.

Órgão/ Unidade Responsável

Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.