Inventário da Oferta Turística de Extrema

Expandir todos

O que é?

O Inventário consiste no cadastro de atividades e empreendimentos para fins de levantamento e registro dos atrativos, serviços e equipamento turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo como instrumento base de informações para o planejamento, gestão e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

Ao ser cadastrado no Inventário, o empreendimento também é promovido para o portal minasgerais.com.br

A quem se destina?

Serviços e equipamentos de hospedagem;

Serviços e equipamentos de alimentos e bebidas;

Serviços e equipamentos de agências de turismo;

Serviços e equipamentos de transporte turístico;

Serviços e equipamentos de eventos;

Serviços e equipamentos de lazer;

Outros serviços e equipamentos turísticos;

Atividades econômicas/ Produção Associada ao Turismo;

Sistema de segurança;

Sistemas hospitalares;

Postos de combustível;

Loja de artesanato e suvenires;

Agências bancárias;

Oficinas mecânicas.

O cadastro no Inventário também é necessário para os empreendedores que desejam participar ou obter os seguintes serviços da Secretaria de Turismo de Extrema: Sistema de Sinalização Turística; catálogo do projeto Produção Associada ao Turismo; selos Turismo Seguro e Produto Legal para autorizar a reabertura do empreendimento turístico no contexto de pandemia; exibição no ExtremaTur (site e app); e divulgação no CIT - Centro de Informações Turísticas.

Como solicitar?

Outros canais:

Endereço: Rodovia Fernão Dias, nº 942 - Bairro Tenentes, Extrema/MG

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta

Telefone fixo: (35) 3435-4914

E-mail: assessoriatur@extrema.mg.gov.br

Exigências do Serviço/ Documentações

Os empreendimentos devem estar cadastrados regularmente junto à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Extrema, com alvarás de localização, funcionamento e sanitário regulares.

Custos

Sem custos.

Passo a passo

. Opção 1
  • Agendamento com a Secretaria de Turismo para visita in loco;
  • Aplicação do formulário do Inventário da Oferta Turística;
  • Lançamento dos dados no site minasgerais.com.br e no mapa da oferta turística de Extrena.
. Opção 2
  • Acessar o site minasgerais.com.br;
  • Criar login e senha e lançar as informações no portal;
  • A Secretaria Municipal de Turismo aprova ou agenda uma visita in loco para conhecer o espaço.

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria Municipal de Turismo de Extrema / Eixo do Observatório do Turismo.