A Rede Municipal de Educação de Extrema oferece educação especializada e inclusiva para atender alunos com necessidades especiais através de equipe multidisciplinar: neurologia infantil, fonoaudiologia, psicologia escolar, psicopedagogia, além de contar com o Atendimento Educacional Especializado - AEE. O AEE é complementar e suplementar à escolarização, sendo ofertado no turno oposto ao que os alunos realizam suas aulas tradicionais. Ele tem por finalidade utilizar recursos de acessibilidade, equipamentos e materiais pedagógicos que auxiliam na promoção da escolarização, eliminando barreiras que impedem a plena participação dos estudantes público-alvo da educação especial, promovendo sua autonomia e independência no ambiente educacional e social. Os atendimentos do AEE são organizados em pequenos grupos de no máximo 06 alunos e/ou atendimentos individuais, quando necessário.
Alunos com deficiência intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista), TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento), síndromes, deficiência visual, deficiência auditiva e altas habilidades/superdotação.
Outros canais: Presencial CMEE – Centro Municipal de Educação Especializada. Endereço: Rua Benjamin Constant, nº 1.010 – Bairro Agenor – Extrema/MG Horário de atendimento: das 08h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta-feira Telefone: (35) 3435-1030 | (35) 9 9752-5702 E-mail: centrinho@extrema.mg.gov.br
Para participar do AEE, o aluno deve inicialmente estar matriculado no ensino regular da Rede Municipal de Educação de Extrema, receber relatório médico com diagnóstico e/ou encaminhamento do psicólogo escolar.
Sem custos.
O aluno passará pela triagem escolar e será encaminhado para consulta com um neurologista da Prefeitura de Extrema. Após feito o diagnóstico que motive o atendimento educacional especializado, a própria escola encaminhará esse aluno para o AEE. O estudante que já tenha sido diagnosticado antes de ingressar na Rede Municipal de Ensino também poderá ser encaminhado para o AEE, mediante entrega do laudo para a Psicologia Escolar de sua própria unidade de ensino ou diretamente no Centro Municipal de Educação Especializada (CMEE) com encaminhamento direto do médico especialista.
Secretaria Municipal de Educação de Extrema.