Expandir todos

O que é?

O programa tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco no Brasil seguindo um modelo lógico no qual ações educativas, de comunicação, de atenção à saúde se potencializam para prevenir a iniciação do tabagismo, principalmente entre crianças, adolescentes e jovens; para promover a cessação de fumar; e para proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco e reduzir o dano individual, social e ambiental dos produtos derivados do tabaco. 

A quem se destina?

A todos os munícipes dependentes do tabaco, que por livre e espontânea vontade solicitem auxílio para cessar o hábito de fumar.

Como solicitar?

Presencialmente, na unidade de saúde.

Exigências do Serviço/ Documentações

É necessário ter cadastro na unidade de saúde.

Passo a passo

A paciente se dirige até a unidade de saúde. O primeiro atendimento é realizado pela recepção e posteriormente é agendado uma consulta médica. O médico irá auxiliar o paciente em todo o processo.

Quando o paciente não tiver cadastro na unidade de saúde, é necessário ir até a unidade e solicitar o cadastro na recepção. Após a solicitação, o agente comunitário de saúde vai até a residência e realiza o cadastro. Após esse processo, o munícipe tem direito a todos serviços disponibilizados na unidade de saúde.

Órgão/ Unidade Responsável

Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde de Extrema.