Este serviço tem como objetivo coletar os materiais recicláveis que são separados pela população, em consequência proporcionar maior qualidade no manejo dos resíduos sólidos urbanos, oportunidade de emprego para famílias em vulnerabilidade social e por fim, retorno de materiais recicláveis para o mercado como matéria prima, gerando assim maior sustentabilidade no consumo dos recursos naturais.
Após o recolhimento, os materiais são destinados ao Aterro Sanitário Municipal, onde irão passar por um processo de separação pelos colaboradores, para posterior prensagem/empacotamento e armazenamento. Esses recicláveis são vendidos através de leilões, onde o dinheiro arrecadado retorna aos cofres públicos e em ações voltadas a coleta seletiva.
Em relação aos sacos de reciclagem que são fornecidos pela Secretaria de Meio Ambiente, esses são instrumentos de incentivo à adesão da coleta seletiva municipal, ou seja, são distribuídos para incentivar a população a reciclar e apoiar um ciclo que traz benefícios à preservação ambiental e responsabilidade social como a geração de empregos. Na falta do saco de reciclagem, é possível utilizar outros meios de armazenamento, como sacolas de supermercado devidamente separadas do lixo comum; caixas de papelão; sacos de ração animal; outros devidamente identificados;
A coleta seletiva ocorre em dias previamente definidos pela Secretaria de Meio Ambiente, com itinerário especifico para cada bairro do município. A população deve manter os materiais recicláveis acondicionados em sacolas diferentes daquelas de lixo comum e deixadas em frente ao domicilio no dia da coleta.
Alguns exemplos de materiais recicláveis recolhidos por este serviço são: papéis, jornais, revistas, cadernos, vidros em geral, garrafas, papelão, embalagens variadas, garrafas pet, brinquedos, latas de bebidas e alimentos. Além disso, tem-se também a coleta de óleo de cozinha armazenado em garrafas pet.
Caso a coleta não passe no dia programado, o cidadão pode solicitar o serviço através dos canais de contato da Secretaria de Meio Ambiente.
Para conferir o itinerário da coleta seletiva, clique aqui.