O CAPS tem o objetivo de substituir os antigos hospitais psiquiátricos. É um serviço aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um local de cuidados especializados para pessoas com sofrimento mental principalmente nos momentos de crise. Em Extrema o CAPS existe desde 2006 e nele é oferecido tratamento humanizado no qual as pessoas são tratadas em liberdade e com dignidade. Dentro dos princípios norteadores da reforma psiquiátrica e com a lógica de território, abrangendo os municípios de Itapeva, Toledo e Munhoz. Na equipe há médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outros profissionais que atuam em conjunto.
Pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros com repercussão importante do comportamento e funcionalidade), cuja severidade e / ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo.
Presencial Endereço: Rua França, 357 – Vila Esperança, Extrema – Minas Gerais. Horário de atendimento: das 8h às 16h30 – de segunda a sexta-feira. Telefone: (35) 3435-4587 Email: caps@extrema.mg.gov.br
Sem custo.
Portaria nº 336/Gabinete do Ministro/Ministério da Saúde, de 19 de fevereiro de 2002, que regulamenta o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);
Os CAPS são serviços de referência para casos graves, que necessitem de cuidado mais intensivo e/ou de reinserção psicossocial, ou que ultrapassem as possibilidades de intervenção da ESF e NASF, ou que ainda outras intervenções não obtiveram sucesso e a funcionalidade do usuário continue comprometida. O CAPS também dará retaguarda às equipes de ESF e NASF, nas suas especificidades, assessorando em demandas específicas (matriciamento).
Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Extrema.