CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

Expandir todos

O que é?

O CAPS tem o objetivo de substituir os antigos hospitais psiquiátricos. É um serviço aberto e comunitário do Sistema Único de Saúde (SUS). É um local de cuidados especializados para pessoas com sofrimento mental principalmente nos momentos de crise.

Em Extrema o CAPS existe desde 2006 e nele é oferecido tratamento humanizado no qual as pessoas são tratadas em liberdade e com dignidade. Dentro dos princípios norteadores da reforma psiquiátrica e com a lógica de território, abrangendo os municípios de Itapeva, Toledo e Munhoz.

Na equipe há médicos psiquiatras, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e outros profissionais que atuam em conjunto.

A quem se destina?

Pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

Pessoas com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros com repercussão importante do comportamento e funcionalidade), cuja severidade e / ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo.

Como solicitar?

Presencial 

Endereço: Rua França, 357 – Vila Esperança, Extrema – Minas Gerais.

Horário de atendimento: das 8h às 16h30 – de segunda a sexta-feira.

Telefone: (35) 3435-4587

Email: caps@extrema.mg.gov.br

Exigências do Serviço/ Documentações

  • Registro Geral
  • Cadastro de Pessoa Física
  • Comprovante de endereço
  • Cadastro do Sistema Único de Saúde

Custos

Sem custo.

Legislação

Portaria nº 336/Gabinete do Ministro/Ministério da Saúde, de 19 de fevereiro de 2002, que regulamenta o funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS);

Passo a passo

Os CAPS são serviços de referência para casos graves, que necessitem de cuidado mais intensivo e/ou de reinserção psicossocial, ou que ultrapassem as possibilidades de intervenção da ESF e NASF, ou que ainda outras intervenções não obtiveram sucesso e a funcionalidade do usuário continue comprometida. 

O CAPS também dará retaguarda às equipes de ESF e NASF, nas suas especificidades, assessorando em demandas específicas (matriciamento).

Órgão/ Unidade Responsável

Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Extrema.