Expandir todos

O que é?

A Secretaria de Turismo de Extrema oferece assessoramento para o empreendedor que tiver dúvidas sobre como se inscrever no Cadastur.

O Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do Ministério do Turismo é o cadastro de empreendedores e empreendimentos que atuam no setor turístico, o qual permite ao prestador atuar legalmente de acordo com a Lei do Turismo, por meio da emissão do Certificado Cadastur, além de oferecer benefícios aos cadastrados.

A quem se destina?

O cadastro é obrigatório para acampamentos turísticos; agências de turismo; meios de hospedagem; organizadoras de evento; parques temáticos; transportadoras turísticas e guia de turismo MEI (microempreendedor individual);

O cadastro é opcional para os demais empreendedores e empreendimentos (pessoas físicas e jurídicas) que atuam no setor turístico.

O cadastro é necessário para os empreendedores que desejam participar ou obter os seguintes serviços da Secretaria de Turismo de Extrema: Sistema de Sinalização Turística; catálogo do projeto Produção Associada ao Turismo; selos Turismo Seguro e Produto Legal para autorizar a reabertura do empreendimento turístico no contexto de pandemia; exibição no ExtremaTur (site e app); e divulgação no CIT - Centro de Informações Turísticas.

Como solicitar?

Outros canais:

Presencial

Endereço: Rodovia Fernão Dias, nº 942 - Bairro Tenentes, Extrema/MG

Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h – de segunda a sexta

Telefone fixo: (35) 3435-4914

E-mail: empreendatur@extrema.mg.gov.br

Exigências do Serviço/ Documentações

. Os empreendimentos do trade turístico devem estar cadastrados regularmente junto à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Extrema, com alvarás de localização, funcionamento e sanitário regulares;

. Ter em mãos os dados da Pessoa Jurídica (empreendimento), Pessoa Física (proprietário), dados comerciais e informações da atividade.

Custos

Sem custos.

Passo a passo

Entre em contato com a Secretaria de Turismo de Extrema através dos canais de contato.

Órgão/ Unidade Responsável

Secretaria Municipal de Turismo de Extrema / Eixo Qualificação e Empreendedorismo.